21 Maio 2025 -
Belo Horizonte é uma das cinco cidades convidadas para liderar atividades presenciais de construção de políticas de segurança alimentar, durante a 4ª edição do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA), desenvolvido pelo Instituto Comida do Amanhã em parceria com o ICLEI América do Sul. O evento ocorre até 23 de maio, em Bacarena (PA).
As estratégias discutidas para a melhoria das políticas públicas alimentares são elaboradas pelos participantes, após as oficinas, visando estruturas de governança inclusivas, construídas de maneira integrada, com abordagem sistêmica, planejadas e monitoradas e sensíveis às dinâmicas territoriais. Além disso, o LUPPA LAB, que aconteceu pela primeira vez na Amazônia, teve a agenda climática como um dos assuntos debatidos.
Para fortalecer o relacionamento entre as comunidades de apoio, a programação realizada no Complexo Comercial de Barcarena, um dos principais equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da cidade e na Escola Municipal Checralla Salim Khayat, contou com atividades e celebrações.
Durante a programação foi lançado o primeiro Plano de Segurança Alimentar e Nutricional de Barcarena, a assinatura do acordo regional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) Agroecológico e contou ainda com uma roda de diálogos sobre SAN com a participação dos prefeitos presentes.
Os representantes e gestores municipais também tiveram a oportunidade de visitar os equipamentos de SAN da cidade e participar do plantio de árvores e diálogos sobre políticas alimentares do município e das oficinas com foco no desenvolvimento do Plano Plurianual. Já o último dia de evento é reservado para a construção da carta de posicionamento da comunidade LUPPA para a COP-30, que será realizada em Belém ainda este ano.
A gerente de Gestão dos Restaurantes e Refeitórios Populares da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte, Joyce Andrade Batista, destaca a importância de participar e compartilhar a experiência da capital mineira. “Belo Horizonte é uma das cidades mentoras, então ela poderá apoiar outras cidades ao compartilhar sua política e suas experiências em Segurança Alimentar e Nutricional. São cinco dias de aprendizado, troca de saberes, apresentação de ações inovadoras e compartilhamento de experiências e programas de sucesso relacionados a sistemas alimentares, tudo isso no maior laboratório de políticas públicas alimentares do mundo.
A plataforma colaborativa LUPPA realiza atividades práticas e imersivas, a fim de aprofundar conhecimentos e inspirar ações inovadoras com base nos programas de sucesso de segurança alimentar. O encontro, que é considerado o maior laboratório de sistemas alimentares urbanos do mundo, reuniu aproximadamente 30 cidades e cerca de 120 representantes municipais para discutir abordagens intersetoriais e potencializar os papéis do poder público e da sociedade civil.