Pular para o conteúdo principal

BH Itinerante chega à sua 44ª edição. Inscrições serão abertas nesta terça-feira
Divulgação/PBH

BH Itinerante chega à sua 44ª edição. Inscrições serão abertas nesta terça-feira

criado em - atualizado em

Estão abertas as inscrições para a 44ª edição do BH Itinerante, curso de extensão em educação ambiental da Prefeitura de Belo Horizonte, realizado semestralmente para formar agentes ambientais. Serão ofertadas, de forma gratuita, 40 vagas para pessoas com idade acima de 16 anos. Outras quatro vagas serão destinadas à monitoria voluntária.

 

Iniciado nesta terça-feira (28), o cadastro estará disponível no formato on-line até o dia 6 de março. Os candidatos à monitoria voluntária têm até 5 de março para realizar suas inscrições virtuais. Há também a possibilidade de inscrições presenciais, de 28 de fevereiro a 1º de março, das 9 às 17h, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Av. Afonso Pena, 342 - 8º andar).

 

As aulas terão início na quinta-feira, dia 16 de março. A atual edição do programa continuará com o formato de atividades presenciais, após três edições realizadas no formato on-line, devido à pandemia. Desta vez serão executados módulos em formato híbrido, com etapas virtuais e in loco.

 

O conteúdo aborda temas como ecologia integral, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Agenda 21, ambiente urbano, redes socioambientais e políticas urbanas. A formação é feita com relatos de experiência, palestras, atividades interativas e lúdicas. Serão certificados somente os participantes que tiverem frequência mínima de 75% da carga horária total do curso, que é de 92 horas.

 

Histórico

Criado há 24 anos, o BH Itinerante resulta de uma demanda popular para que fossem implantadas atividades que aprofundassem as discussões sobre a realidade socioambiental da capital. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, a longevidade do projeto denota uma preocupação de longo prazo do município com a formação de agentes ambientais.

 

“Nós somos uma cidade com mais de 2,5 milhões de habitantes e uma urbanização intensa. Nessa realidade, é de suma importância que o município forme agentes defensores do meio ambiente, focados na importante missão de proteger os ecossistemas e multiplicar boas práticas nos seus círculos sociais. O BH Itinerante é um projeto da PBH que chega à sua 44ª edição e mostra, por si só, o quanto Belo Horizonte tem desdobrado esforços ano a ano em prol da pauta ambiental”, destacou. 

Programação do BH Itinerante Virtual para o 1º semestre de 2023: 

Período: de 16/03 a 22/06/2023, às quintas-feiras.
Horário: das 8h às 11h30min ou 12h (conforme calendário do curso)
Carga Horária: 108h
Vagas para cursistas: 40
Vagas para monitores voluntários: 4
Público: maiores de 16 anos
Acesso à sala virtual: Plataforma Google Meet
Atividades presenciais: Partida da Av. Afonso Pena, 342, Centro. 

Inscrições

Para candidatos ao curso: clique aqui
Para candidatos à monitoria voluntária: clique aqui
Cadastro presencial de cursistas e monitores:  Av. Afonso Pena, 342 - 8º andar

Informações sobre os requisitos para o processo seletivo pelo site ou no e-mail: geeda@pbh.gov.br

Realização
Centro de Extensão em Educação Ambiental - Sala Verde - SMMA/PBH.