Pular para o conteúdo principal

Rua alargada e asfaltada no Conjunto Santa Maria.
Foto: Divulgação PBH

BH em Pauta: Urbanização em comunidade

criado em - atualizado em
A rua de Acesso no conjunto Santa Maria, localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte, está em obras. A intervenção é uma conquista da comunidade por meio do Orçamento Participativo.

Iniciada em julho deste ano, a obra inclui remoções, indenizações, alargamento da rua para a concordância de vias, implantação de rede de drenagem, esgotamento sanitário e a construção de uma praça de convivência, com plantio de dez árvores. No total, será investido aproximadamente R$ 1,5 milhão em recursos.

“A drenagem que será feita onde temos um ponto de alagamento vai resolver um problema antigo. A praça que hoje é uma área de encosta vai virar um espaço verde para a gente aproveitar. Todos nós que moramos aqui estamos felizes com essa conquista, que é muito importante”, afirma a moradora Maria Irene de Oliveira.

No último dia 29 de agosto, os moradores participaram de uma reunião com técnicos da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), para acompanhar o andamento das intervenções.

Durante a atividade, a engenheira da Urbel que fiscaliza a obra, Rozilayne Aniceto, apresentou o projeto desenvolvido para o local, esclareceu dúvidas, pediu atenção à sinalização da área e apoio nas ações para prevenção de acidentes. “Nesse período, vai haver um certo transtorno, mas por um resultado que vai valer a pena. Precisamos da colaboração de todos”, informou a técnica.

De acordo com Osmar Afonso, morador do Conjunto, a Prefeitura pode contar com a cooperação da comunidade. “Se depender de nós, vai correr tudo muito bem, porque o que não falta aqui é gente para ajudar. E, depois de tudo pronto, vamos cuidar da rua, da praça e das árvores com o maior carinho. Afinal, o importante é que o nosso objetivo está sendo alcançado e estamos realizando um sonho.”

A técnica social da Urbel, Raquel Paiva, responsável pelo acompanhamento do trabalho social do empreendimento, conta que o processo de remoção para realização da obra está sendo tranquilo. “Na verdade, apenas duas moradias serão removidas, sendo um imóvel comercial e outro residencial”, explica.

A engenheira Rozilayne destacou os benefícios com o alargamento da via, já que o fluxo de veículos é intenso no local. “Essa é uma obra que vai melhorar o acesso de veículos e de pessoas também, já que essa é uma região hospitalar. A praça, por exemplo, será um ponto de convivência para moradores do entorno, pacientes e acompanhantes.”
 

 

06/09/2017. Conjunto Santa Maria. Fotos: Divulgação/PBH