Pular para o conteúdo principal

Samir Rodrigues Haddad, funcionário da Prodabel
Foto:Divulgação Prodabel

BH em Pauta: Telecentros em Destaque

criado em - atualizado em
O trabalho da Prefeitura de Belo Horizonte nos mais de 300 Telecentros espalhados pelas comunidades da capital é um dos temas de debate em um dos mais importantes encontros sobre educação do mundo. A 10ª Conferência Internacional de Educação, Pesquisa e Inovação (ICERI) será realizada na Espanha e terá a participação de mais de 700 profissionais de 80 países. O evento está marcado para o mês de novembro. 

Graças a um estudo de caso elaborado pelo funcionário Samir Rodrigues Haddad, da Empresa de Informática e Informação do município de Belo Horizonte (Prodabel), o tema ganhou destaque e acabou selecionado para o debate. Na abordagem, Samir analisou o cotidiano de cinco Telecentros da cidade e a importância deles na formação e capacitação das pessoas. Ao todo, 32 pessoas de várias faixas etárias participaram da pesquisa. 

“A partir das entrevistas foi possível concluir que os Telecentros são a principal ou a única alternativa para a inserção da sociedade em rede deste grupo de pessoas. Constitui-se, assim, uma política que deve ser valorizada e entendida pelos gestores públicos”, afirma Samir. Ele destacou ainda que a seleção para participar do evento na Europa dará uma visibilidade importante para a capital: “A Prefeitura, por meio do trabalho desenvolvido pela Prodabel, ficará em evidência. As publicações dão visibilidade para as políticas públicas.”

A ICERI 2017 é uma das conferências mais importantes para professores, pesquisadores, tecnólogos e profissionais do setor educacional. É um espaço ideal para apresentação de ideias e projetos que envolvam a educação e tecnologia. Neste ano, o tema principal é a inclusão digital, daí o papel de destaque para os Telecentros. O evento ocorrerá entre os dias 16 e 18 de novembro, em Sevilha. 
 

Telecentros

 
Os Telecentros são espaços públicos e gratuitos de inclusão digital. Espalhados por Belo Horizonte, eles possuem entre dez e vinte computadores, cada, conectados à Internet e que podem ser utilizados pelos cidadãos. Diversos serviços estão disponíveis, desde o acesso a e-mails até a emissão de segunda via de contas e a impressão de currículos. Além disso, no local são desenvolvidos diversos cursos para pessoas de todas as idades, alguns deles com a orientação de moradores da própria comunidade. Ao todo, Belo Horizonte conta hoje com 302 Telecentros. 
 
 

11/09/2017. Samir - Telecentros. Fotos: Divulgação/Prodabel