Pular para o conteúdo principal

Mirante de BH. Grande área verde de Belo Horizonte, ao fundo o horizonte da cidade
Foto: Divulgação/PBH

BH em Pauta: Reconhecimento Mundial

14/06/2017 | 15:42 | atualizado em 20/06/2017 | 09:10

Belo Horizonte pode ser eleita pelo terceiro ano seguido como cidade líder em sustentabilidade em meio Ambiente no Brasil. A disputa acontece no próximo dia 22, em São Paulo. A capital mineira tem sido protagonista no cenário nacional e internacional por ações climáticas e já conquistou o título concedido pelo Connected Smart Cities nos últimos dois anos. 



O evento tem por objetivo promover o desenvolvimento das cidades e premiar aquelas que têm potencial de, nos próximos 10 anos, subir um degrau ou mais na escala de desenvolvimento, aproximando-se dos índices dos modelos das cidades inteligentes do mundo.



A modernização da rede de iluminação pública é uma das ações que colocam Belo Horizonte em destaque. O projeto deverá ser concluído até 2020. A previsão é de substituição dos 182 mil pontos de iluminação convencionais por lâmpadas de LED e instalação de mais 10 mil novos pontos, além da implantação de um sistema de telegestão e de projetos com a tecnologia associada ao conceito de “cidade inteligente”. 



Moradora do bairro Estoril, na Região Oeste de Belo Horizonte, Regina Santos aprova a iniciativa. “Como engenheira (civil), fico feliz em perceber a preocupação dos gestores em aliar economia e preservação do meio ambiente. Essas lâmpadas proporcionam uma economia gigante em comparação às lâmpadas tradicionais. É uma enorme iniciativa e que sirva de exemplo para outras cidades.” 

 

35141014132_b4702babd9_b.jpg



Outro ponto que faz com que Belo Horizonte seja reconhecida pela qualidade em desenvolvimento sustentável é o investimento em energias renováveis e eficiência energética, sobretudo a energia solar. A cidade tornou‐se referência nacional na aplicação do coletor solar para aquecimento de água e destaque mundial por seu alto número de edificações existentes com a aplicação da tecnologia. Essa visibilidade trouxe à cidade o título de “Capital Nacional da Energia Solar”.



Por meio do Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência, subordinado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Prefeitura de Belo Horizonte vem desenvolvendo uma série de ações para enfrentar as mudanças climáticas sem abrir mão do desenvolvimento. A capital tem uma política de enfrentamento às mudanças climáticas que está em harmonia com as conferências e acordos internacionais.



“As ações de sustentabilidade desenvolvidas em Belo Horizonte são políticas públicas sérias e com claro impacto na vida dos cidadãos. Implantada de maneira ampla e coordenada, produzem uma cidade que contribui para a sustentabilidade do planeta e oferecem melhor qualidade de vida para seus habitantes. Elas vão desde o fomento ao uso do transporte coletivo e do incentivo de formas alternativas de mobilidade, como ao fomento da redução do uso de água, da redução da produção de lixo e do aumento da sua reciclagem”, afirma Anna Maria Louzada Drummond Nogueira, secretária-executiva do Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência.

Últimas Notícias

BH em Pauta: Belo Horizonte na tela do Brasil

Belo Horizonte é a atração de edição especial de fim de ano do programa da apresentadora Angélica, da Rede Globo.

20/10/2017 | 17:13

Hospital Célio de Castro abre processo seletivo

Doze profissionais das áreas da Saúde, Comunicação e Administração serão selecionados; edital também prevê enfermeiros como reserva técnica.

19/10/2017 | 19:04