Pular para o conteúdo principal

Vários monitores e outras partes de computadores e eletrônicos em prateleira de Centro de Recondicionamento da Prodabel. Em cada setor, uma polaca indicativa. A placa legível diz: recondicionamento de computadores.
Foto: Prodabel/PBH

BH em Pauta: Prodabel recondiciona computadores

criado em - atualizado em
A cada três computadores, em média, é possível fazer um novo. Somente em Belo Horizonte, nos primeiros seis meses deste ano foram construídas e distribuídas quase 200 máquinas, agora utilizadas para ministrar cursos de formação para a população. Desde 2015, o número de equipamentos recondicionados chega a 1,2 mil unidades.


Esse trabalho desenvolvido na capital mineira pelo Centro de Qualificação em Tecnologia da Informação (CQTI) da Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel) é referência nacional. “Sem dúvida, é um dos melhores centros de recondicionamento de computadores do Brasil”, disse Américo Bernardes, diretor do departamento de inclusão digital do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação.


A declaração foi dada durante encontro que reuniu na última semana, em BH, representantes de cinco estados - Goiás, São Paulo, Ceará, Pará e Minas Gerais, além do Distrito Federal, com a intenção de promover o debate e a troca de experiências, para fazer com que o trabalho de recondicionamento ganhe destaque. 


Américo destaca que acompanha o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da Prodabel há pelo menos 12 anos: “Impressionante é a palavra que define o que existe hoje em Belo Horizonte nesta área, uma vez que o espaço possui uma estrutura formidável e capacidade de absorção das demandas. Já rodei várias cidades do país e sei da seriedade como o trabalho é feito aqui”. 


Os CRCs ocupam hoje um papel estratégico dentro do mercado de tecnologia. Isto, principalmente, levando-se em consideração três pontos fundamentais. O primeiro deles é a reconstrução das máquinas e o papel social delas, que consiste na remontagem de equipamentos utilizando materiais doados por empresas, órgãos públicos e pessoas físicas e a doação para Telecentros e outras instituições que desenvolvem atividades com a população carente. 


Por falar em formação, este é outro ponto importante do trabalho dos centros. Pessoas interessadas em atuar na manutenção de computadores podem participar de cursos de capacitação oferecidos gratuitamente. Fechando a lista de benefícios relacionados ao trabalho dos centros está o leilão de peças e o descarte correto do material que não será utilizado, em respeito ao meio ambiente. 


No encontro realizado em Belo Horizonte, todos foram unânimes em apontar que o principal desafio é fazer com que a população participe deste processo. “Muitos lugares do Brasil possuem trabalhos eficientes, mas as pessoas não sabem que eles existem. Todo mundo tem um computador, tablet ou qualquer outro material eletrônico parado em casa e que poderia ser reutilizado. É preciso conscientizar a sociedade sobre a importância deste trabalho”, pontua Américo. 


Para doar, a pessoa deve entrar em contato pelo telefone 3277-8343 ou pelo e-mail crc.bhdigital@pbh.gov.br.


Ampliação


O presidente da Prodabel, Leandro Garcia, lembra que a atuação do CRC possui um papel importante não só na inclusão digital, mas também social. “O descarte correto dos eletrônicos, o recondicionamento e a reutilização de parte dos equipamentos fazem parte do amplo conceito de cidade inteligente. Este tipo de projeto que transforma verdadeiramente uma cidade”.


Focada em melhorar o serviço, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Prodabel, já iniciou o processo de ampliação do trabalho do CRC. A construção de uma linha de montagem e contratação de novos profissionais estão previstas para o ano que vem. Por meio de um convênio com o Governo Federal, serão investidos cerca de R$ 1,2 milhão nesta nova etapa para a montagem de mais de duas mil máquinas. Além disso, serão ministrados cursos de capacitação para mais de 600 pessoas na área de tecnologia.
 
 

24/07/2017. Recondicionamento de computadores-Prodabel. Divulgação/PBH