Pular para o conteúdo principal

Seis pessoas aguardam, sentadas, atendimento no Procon Municipal.
Foto: Raquel Bernardes/PBH

BH em Pauta: Procon BH Resolve faz agendamento eletrônico

criado em - atualizado em
Iniciado há dois meses, o agendamento eletrônico na unidade do Procon Municipal no BH Resolve vem mantendo praticamente a mesma média diária de atendimentos prestados ao público. Antes de 15 de maio, o serviço era feito mediante a entrega de senhas no local e alcançava, em média, 110 pessoas por dia. Após essa data, quando começou o agendamento exclusivamente pela internet, o número tem sido de 107 pessoas por dia.


Para Mônica Maria Teixeira Coelho, coordenadora do Procon Municipal, o agendamento pela internet, com hora marcada, trouxe benefícios tanto para os usuários quanto para os funcionários do órgão. “Antes, as pessoas chegavam cedo para garantir uma senha e esperavam até por horas para receber assistência. Os servidores trabalhavam sob pressão. Agora, os usuários têm que chegar com apenas 15 minutos de antecedência e têm a certeza de que serão atendidos. Foi a melhor coisa que poderia ter acontecido.”


A consumidora Claudia compareceu ao Procon com procuração da mãe, que é idosa e tem problemas de saúde. Foi ela quem fez o agendamento pela internet e não encontrou dificuldade. “Para mim, que tenho um pouco de conhecimento, é bom, mas para os idosos, como este senhor aqui ou quem não tem ninguém por eles, como é que vão fazer?”


Cláudia se referia ao senhor sentado perto dela, Joval Augusto Ribeiro, de 80 anos. “Não entendo nada dessas coisas”, afirmava ele. Sem computador e sem familiaridade com o uso de internet, além dos problemas de saúde, Joval recebeu ajuda dos funcionários do órgão, que já haviam feito o agendamento para ele na ocasião anterior em que estivera no local. Assim, ele não precisou enfrentar fila nem ficar esperando por muito tempo.


Para fazer o agendamento, o consumidor deve efetuar previamente o cadastro pessoal neste site. Inicialmente será solicitado o nome do usuário, nome da mãe e endereço completos, CPF e e-mail. Depois de completar o cadastro, o usuário poderá fazer o agendamento. Este cadastramento prévio é solicitado uma única vez e será válido para todos os serviços da Prefeitura que dispõem de agendamento eletrônico.


Quem não puder fazer o agendamento pela internet tem a opção de utilizar os serviços de outras unidades do Procon Municipal, situados na Câmara Municipal e na Regional Barreiro, além dos Procon MG-Ministério Público e Procon Assembleia.


Hélcio Maciel, gerente de atendimento ao consumidor do Procon-BH Resolve, alerta que “é muito importante o usuário chegar com 15 minutos de antecedência para não correr o risco de perder o horário marcado. E quem não puder comparecer, deve cancelar o agendamento pelo site, para liberar a vaga para outra pessoa ocupar aquele horário livre”, completa Maciel.


SERVIÇO


Atendimento das unidades do Procon Municipal de Belo Horizonte
• Para moradores da capital.
• Documentos indispensáveis: documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência.
• Apresentar também documentos ou comprovantes relativos à reclamação que pretende fazer (notas fiscais, recibos, correspondências, faturas, entre outros).


Procon BH Resolve
• Atendimento somente com agendamento prévio, feito pela internet.
• Agendamento  por este site.
• O atendimento é agendado para horários das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.
• BH Resolve: Santos Dumont, 363, Centro.


Outras unidades do Procon Municipal de Belo Horizonte
• Nestas unidades, o atendimento continua a ser feito mediante a distribuição de senhas, por ordem de chegada.
• Procon Municipal - Regional Barreiro - Avenida Sinfrônio Brochado, 587, Barreiro. Horário de senhas: 8h às 11h e 13h às 16h.
• Procon Municipal - Câmara Municipal - Avenida dos Andradas, 3100, Santa Efigênia. Horário: 8h às 16:30h.


Atendimento - Casa do Consumidor
• Rua dos Goitacazes, 1202 – Barro Preto. Horário: 8h às 17h.
• A Casa do Consumidor reúne no mesmo espaço o Procon MG (apenas causas coletivas), Procon Assembleia e Procon BH.


Atendimento - Procon Assembleia - Espaço Cidadania
• Rua Martim de Carvalho, 94 - Santo Agostinho.
• Distribuição de senhas: 8h às 14h.
 
 

17/07/2017. Adeus Filas - Procon BH. Fotos: Raquel Bernardes/PBH