Pular para o conteúdo principal

O músico Lô Borges entre as crianças de escola municipal.
Foto: Leo Faria/PBH

BH em Pauta: Escola municipal da Centro-Sul realiza oficinas

criado em - atualizado em

Trabalhos com horta, fotografia, musicalização e dança, entre outros, fazem parte do ano letivo dos estudantes do programa Escola Integrada na Escola Municipal Senador Levindo Coelho, no bairro da Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte.


Presente em todas as 173 escolas de ensino fundamental da rede municipal de educação da capital mineira, o programa Escola Integrada, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), contempla estudantes de seis a 14 anos, oferecendo diversas oficinas aos estudantes no contraturno das aulas – como música, circo, teatro, dança, jogos, esportes, artesanato, entre outros.


Um dos projetos trabalhados na Levindo Coelho com os estudantes é uma horta. Professor de práticas agrícolas, Vander recuperou uma área abandonada que deu lugar a uma plantação de ervas aromáticas, medicinais, verduras e legumes. Vander relata que o envolvimento dos alunos é enorme e que a produção é toda baseada no princípio da agroecologia: “Já é possível extrair verduras para ajudar na merenda escolar e distribuir mudas para que os pais e alunos levem para casa”. 


Além dos canteiros da horta, garrafas pet, pneus e outros espaços alternativos se tornaram locais para plantio. Todo o trabalho é feito pelos alunos: plantio, adubagem e compostagem. Os alunos têm contato diário com a horta e muitos dão uma verdadeira aula sobre as espécies presentes.



Os Borges 

Quando os alunos da Levindo Coelho apresentaram na Sala Minas Gerais um coral com músicas mineiras, entre elas canções do Clube da Esquina, eles não imaginavam que uma bela surpresa os aguardava.


Na apresentação dos projetos elaborados para os pais e a comunidade, dois dos principais integrantes do Clube da Esquina, os irmãos Lô Borges e Márcio Borges, aceitaram prontamente o convite dos coordenadores da Escola Integrada e foram prestigiar a apresentação do coral pelos alunos.


Uma das próximas atrações do programa Escola Integrada na Levindo Coelho vai acontecer no Museu das Minas e do Metal. Trata-se da exposição e oficina da releitura fotográfica da poesia “Gritaram-me Negra”, que ocorrerá entre os dias 14 de novembro a 3 de dezembro de 2017.


A exposição ficará aberta ao público durante todo o período no horário de funcionamento normal do museu (terça-feira a domingo, das 12h às 18h; quinta, das 12h às 22h; toda última terça-feira do mês, das 12h às 17h). 

 

 

01/11/2017. Levindo Coelho - De Horta a Clube da Esquina. Fotos: Leo Faria/PBH