Pular para o conteúdo principal

Mão feminina segura celular onde está aberta página do aplicativo BH Resolve Mobile.
Fotos: Divulgação/PBH

BH em Pauta: Cresce o uso do aplicativo BH Resolve Mobile

criado em - atualizado em

Na palma da mão, sem sair de casa. Foi assim que Ailton Colatino fez para pedir uma troca de lâmpada perto da casa dele, situada no bairro Santa Rita de Cássia, na região Centro-Sul. “Foi tranquilo realizar o pedido pelo celular. O aplicativo BH Resolve Mobile funcionou muito bem. Fui atendido e o problema foi resolvido rapidamente”, afirma Ailton, satisfeito com o resultado.
 

Ele e milhares de cidadãos de Belo Horizonte já utilizam os Sistemas de Atendimento ao Cidadão pela internet ou pelo celular, para solicitar os diversos serviços disponibilizados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Mesmo sendo uma tecnologia recente, dados da Secretaria Municipal Adjunta de Modernização (SMAM) demonstram que, de janeiro a junho deste ano, mais de 30 mil solicitações foram feitas por meio desses canais de atendimento. O BH Resolve Mobile, disponível paraos sistemas apple e android, obteve um acréscimo acessos de 46,34% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
 

O secretário municipal adjunto de Modernização, Jean Mattos, explica que tais ferramentas oferecem inúmeras vantagens, o que faz com que as pessoas migrem gradativamente dos serviços telefônico e presencial para a internet ou para o aplicativo. “São gratuitas e permitem que o cidadão faça o pedido de qualquer lugar e a qualquer hora e dia da semana. Além disso, trazem mais agilidade ao acesso dos serviços públicos e proporcionam maior transparência na relação entre a PBH e os cidadãos, já que todo processo pode ser acompanhado em tela”, pontua Jean.
 

Rafael Cerávolo, morador da área da Savassi, usa a internet para entrar em contato com a PBH e solicitar serviços como tapa buraco, troca de lâmpadas e poda de árvores.  “Já abri alguns chamados tanto pelo sistema que tem no site da PBH quanto, mais recentemente, pelo aplicativo BH Resolve, e todas essas alternativas são muito boas”, diz Rafael.
 

Como funciona

Lançado em 2015, o BH Resolve Mobile traz, além do conforto e comodidade, um outro diferencial: o georeferenciamento. Com ele, todas as solicitações podem ser encaminhadas com fotos e localização geográfica, o que facilita o processo. Tal iniciativa, inclusive, já rendeu a Belo Horizonte o Prêmio Geospacial América Latina para a Inovação, na categoria Desenvolvimento Mobile App.
 

Atualmente, o aplicativo disponibiliza 28 serviços, cujos sistemas de atendimento registram as solicitações e as encaminham automaticamente para as unidades responsáveis. No momento do registro da demanda, o cidadão recebe um protocolo para acompanhamento do pedido. Este número permite a verificação da tramitação do serviço em relação ao prazo de execução.
 

Caso o usuário não encontre a demanda necessária, é redirecionado pelo aplicativo para o portal da PBH, que disponibiliza mais de 1.000 serviços.
 

Leque de opções

Além dos sistemas eletrônicos, a Prefeitura também disponibiliza o serviço telefônico através da Central 156, de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, sendo que para alguns serviços o funcionamento é 24 horas. O atendimento presencial na unidade de atendimento BH Resolve (Rua dos Caetés, 342, Centro) é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
 

O auxiliar administrativo Marcos Roberto fez a solicitação por telefone e destaca a eficiência na prestação do serviço. “Fiz uma solicitação ligada à zoonose e fui atendido muito bem, dentro do prazo, conforme o cadastro”, relata o morador do bairro Jardim Comerciários, na região de Venda Nova.
 

Maria Aparecida Gomes, do bairro Novo Aarão Reis, na região Norte,  também teve uma experiência positiva ao ligar para o 156. “Solicitei um exame de Leishmaniose e eles vieram rápido.”
 

Em virtude da Parceria Público Privada, o atendimento do serviço de manutenção da iluminação também pode ser solicitado através do número 0800 941 6789. O serviço é gratuito e funciona 24 horas, todos os dias da semana.
 

Serviços mais solicitados
 

Os cinco serviços mais solicitados até junho de 2017 foram:


1. Manutenção de lâmpada apagada/quebrada - 18.426 solicitações;
2. Auxílio de transporte escolar - 2ª etapa - 13.919 solicitações;
3. Tapa-buraco - 9.851 solicitações;
4. Árvore - corte ou poda em passeios, praças, etc. - 9.291 solicitações; e
5. Manutenção de lâmpada intermitente (piscando) - 4.601 solicitações.
 

Nos seis primeiros meses de 2017, foram mais de 30 mil serviços captados pelos sistemas de atendimento.