Pular para o conteúdo principal

BH em Pauta: Cresce o número de Academias a Céu Aberto

criado em - atualizado em

Cuidar da saúde e do bem-estar tornou-se ainda mais acessível para os moradores da região Noroeste de Belo Horizonte, agora contemplada com mais oito Academias a Céu Aberto em praças e canteiros centrais – o que é um estímulo à prática de atividades físicas e ajuda a evitar uma série de doenças relacionadas ao sedentarismo.
 

Os locais que receberam os aparelhos da academia são as praças do Canal, no bairro Caiçaras; Geraldo Torres, no Padre Eustáquio; Capela Nova, no Minas Brasil; e Irajá, no São Cristóvão; além dos canteiros centrais da avenida Aminthas Jacques de Morais, no Pindorama; rua Rio Petrópolis, no Novo Glória; rua Alcides Lobo, no João Pinheiro; e rua Professora Maria Coutinho, no Alto dos Pinheiros.
 

Esses lugares foram escolhidos estrategicamente para beneficiar o maior número possível de usuários. Ao todo, já são 37 Academias a Céu Aberto espalhadas pelas praças e espaços públicos da regional Noroeste. Os novos equipamentos foram instaladas nos meses de maio e junho deste ano.


Os benefícios das atividades físicas à saúde são conhecidos, mas o  personal trainer Frank Miguel Teixeira explica que é necessário tomar alguns cuidados antes de iniciar a rotina de exercícios: “Os aparelhos da Academia a Céu Aberto são bem dinâmicos e de fácil adaptação, porém é necessário consultar um profissional de saúde antes de iniciar a prática de exercícios e realizar as avaliações física e médica, para evitar uma série de problemas. Essas avaliações determinam o melhor tipo de exercício e a intensidade individual de cada um.”
 

Ísis Batista Gonçalves, de 56 anos, é frequentadora assídua da Academia a Céu Aberto no bairro Caiçaras. “Já faz quatro anos que frequento a academia e ela só me trouxe benefícios. Eu levava uma vida muito sedentária e sentia muitas dores nas pernas, e, depois que comecei a fazer os exercícios, a minha saúde só melhorou. Eu escolho os aparelhos e as cargas que mais se adaptam à minha resistência e condição. Além da saúde, conquistei muitas amizades de pessoas que, como eu, gostam de se cuidar. Vou sempre às terças, quintas e sextas, de manhã, que são dias e horários que eu tiro para cuidar de mim”, relata ela.
 

“Faço minha ginástica quatro vezes por semana. Eu sou hipertensa e preciso praticar atividades físicas para controlar a minha pressão. Gosto da Academia a Céu Aberto porque são aparelhos de qualidade, com muita segurança e consigo realizar as atividades no meu ritmo e nas minhas condições. Minha saúde e disposição melhoraram muito depois que comecei a me exercitar”, afirma Maria Lúcia de Oliveira, 68, moradora do bairro Alto dos Pinheiros.
 

Além dos benefícios para a saúde física, exercitar-se melhora a saúde mental e emocional. “Cuidar do meu corpo e manter a forma melhorou muito a minha autoestima, e, hoje, tenho prazer de me olhar no espelho. Também faço aulas de dança de salão e sou animada para fazer qualquer exercício. Quando alguém perto de mim reclama de dores no corpo, eu logo indico os aparelhos públicos que há nas praças e incentivo para iniciar uma atividade física”, conta Silvana Emília Assis, 72, moradora do bairro Caiçaras.
 

O programa Academia a Céu Aberto foi lançado em 2009 pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e está inserido em praças e parques da capital. Até o fim deste ano, o número de academias do programa deve atingir 409 em Belo Horizonte, distribuídas pelas nove regiões da capital.
 

O objetivo do programa é promover a saúde da população, estimular a prática esportiva, além de melhorar a condição física e a qualidade de vida das pessoas. Os equipamentos das academias são de fácil manuseio e devem ser usados para exercícios de musculação e alongamento. Além disso, proporciona condições adequadas para a prática de atividades físicas para pessoas de todas as idades, mas, prioritariamente, para o público da terceira idade, por meio da disponibilização de um conjunto de equipamentos de ginástica adaptados e implantados em espaços de fácil acesso.