Pular para o conteúdo principal

Fachada do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, na Savassi.
Foto: Marina Poblet/PBH

BH em Pauta: Conheça o Centro para Imunobiológicos Especiais

criado em - atualizado em
Belo Horizonte oferece um serviço de saúde para atender a pessoas mais suscetíveis a doenças ou riscos de complicações. A rede SUS-BH, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), conta com o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), destinado ao acolhimento de portadores de quadros clínicos especiais, isto é, indivíduos que tem um organismo mais frágil em relação a complicações de doenças ou até mesmo maior facilidade de contágio. Essas pessoas normalmente precisam de medicamentos, vacinas e outros insumos – como imunoglobulinas – que são oferecidos somente nessa unidade.


O CRIE conta com produtos de alta tecnologia e alto custo, tratando-se de uma estrutura direcionada ao atendimento especializado, com a finalidade de proporcionar mais qualidade de vida à população. 


Neste ano, até a primeira quinzena de outubro, a unidade já havia realizado 25 mil atendimentos médicos e administrado 41 mil doses de imunobiológicos. Dependendo do período do ano, a média de atendimentos médicos vai de 100 a 150 por dia. 


A aposentada Elci Almeida frequenta a unidade há dois anos e retornou mais uma vez para receber a segunda dose da vacina pneumocócica. Ela acredita ser essencial ter um atendimento especializado: “Tive que começar a tomar vacinas desde bem nova por causa do meu problema de saúde, e como algumas vacinas não são aplicadas nos postos, eu prefiro fazer tudo aqui. É mais prático e sempre gosto muito do atendimento”.

 
De acordo com a gerente da unidade, Salete Cristina de Carvalho, o CRIE visa a facilitar o acesso da população, especialmente os portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida, e de outras condições especiais de morbidade ou exposição a situações de risco. “Todo o nosso trabalho é norteado por protocolos e normas do Ministério da Saúde, que determinam as várias indicações dos imunobiológicos disponíveis. Nós atendemos estes pacientes mais suscetíveis às doenças, vindos de qualquer município, cidade ou estado. Não é necessário marcar consulta, e o atendimento é por ordem de chegada”, explica.


O CRIE foi estruturado de modo a proporcionar condições especiais de atendimento, oferecendo imunobiológicos não incluídos no calendário básico de vacinação. Os pacientes que frequentam a unidade, geralmente, são mais suscetíveis, sendo imunodeprimidos, transplantados, pessoas que estão em contato com agentes infecciosos (contaminações) por motivos profissionais ou pessoas que tenham sofrido violência sexual. Cada caso é avaliado, e o paciente recebe os imunobiológicos indicados de acordo com o Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais, do Ministério da Saúde, que normatiza as indicações no SUS.


Essas pessoas devem ser encaminhadas ao CRIE acompanhadas de relatório médico completo do médico, constando a indicação dos imunobiológicos solicitados, bem como exames laboratoriais que as justifiquem. Essas indicações serão avaliadas pelo médico ou enfermeiro do CRIE, e caso as indicações estejam contempladas pelas normas em vigor, os imunobiológicos serão dispensados.


No caso de pacientes internados, o hospital entra em contato com o CRIE solicitando a liberação do imunobiológico e envia relatório médico, prescrição e exames laboratoriais, quando for o caso. 


Apesar de a vacina antirrábica humana ser uma vacina de rotina e estar disponível em todas as unidades básicas de saúde, o CRIE continua como referência para vacinação pré-exposição antirrábica, que é aquela feita para pessoas com atividade de risco devido à profissão que exercem, como biólogos, veterinários, agentes de zoonoses, dentre outros que atuam diretamente com animais potencialmente transmissores. 


Além do atendimento, o CRIE é também a referência para a prescrição de soro antirrábico, quando indicado, realizando atendimento humano pós-exposição.


O Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais funciona todos os dias à rua Paraíba, 890, Savassi, de 7h30 as 18h. Aos sábados, domingos e feriados, a unidade fecha para almoço entre 12h e 14h, por uma hora. Os telefones para contato são (31) 3277-7726 ou 3277-5301.
 

 

01/11/2017. CRIE. Fotos: Marina Poblet/PBH