10 August 2017 -
A obra da Via 710, que vai promover o acesso entre as regiões Leste e Nordeste, mais precisamente entre a Avenida dos Andradas e o Minas Shopping, está com um ritmo de trabalho mais intenso. A nova via é garantia de melhora da mobilidade urbana da cidade e do planejamento de sistema de transportes da capital. Com aproximadamente cinco quilômetros de extensão, a Via 710 vai atender às necessidades de deslocamento de moradores que utilizam o transporte coletivo por ônibus nas regiões Leste e Nordeste. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 71 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O serviço é executado pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
Várias frentes de obra são executadas simultaneamente, como a estrutura do viaduto Bolívar; terraplenagem, pavimentação e obras complementares (passeio, meio-fio e sarjetas) no trecho compreendido entre a avenida Itaituba e rua Elísio de Brito; execução de rede de esgoto, tratamento de subleito, pintura dos gradis, plantio de gramas e limpeza da pista oeste.
O trânsito está temporariamente interditado na pista da avenida José Cândido da Silveira, sentido Centro/bairro Boa Vista, entre as ruas Elísio de Brito e Itaituba. Este desvio é necessário para a execução de redes de drenagem e da trincheira e dos viadutos de intercessão entre a Via 710 e a Avenida José Cândido da Silveira.
Dentre os serviços já concluídos estão a passarela de concreto entre os viadutos; a construção dos viadutos D e E; pavimentação asfáltica; passeio; armação de cortina de contenção; instalação dos gradis; serviços de microdrenagens; contenções para a trincheira de intercessão entre a via 710 e a avenida José Cândido da Silveira; alças de acesso e pavimentação sob os viadutos da pista leste do complexo da avenida José Cândido da Silveira.
O sistema viário vai interligar bairros como São Geraldo, Boa Vista, Sagrada Família, Fernão Dias, Santa Inês, Cidade Nova, Palmares, Dom Joaquim, São Marcos, São Paulo, União e interligará as avenidas dos Andradas e futuramente a avenida Cristiano Machado. Além disso, permitirá a criação de um novo acesso à toda região Norte de Belo Horizonte, funcionando como trajeto alternativo à Cidade Administrativa.
Cronograma
Iniciada em setembro de 2014, a obra de todo o complexo da avenida José Cândido com a interseção da Via 710, até o limite da avenida Cristiano Machado, está prevista para ser entregue no fim deste ano. Para o segundo semestre de 2018, estão previstas a conclusão do viaduto Bolivar, a trincheira que fará a ligação da rua Gustavo da Silveira à rua Conceição do Pará, as pistas leste e oeste entre a avenida José Cândido da Silveira e a Avenida dos Andradas, no Bairro Boa Vista , além de mais 2,8km de ciclovia.
O cronograma teve que ser novamente reprogramado em função do andamento dos processos judiciais de desapropriação e remoções, adequações de projetos e projeto de sinalização que será desenvolvido pela BHTrans.
Das 286 desapropriações e remoções previstas pela Sudecap, 212 imóveis já estão liberados. O restante encontra-se em processo judicial. Já a Urbel está fazendo as remoções (sem processo judicial) de 222 famílias. A Prefeitura de Belo Horizonte está investindo aproximadamente R$160 milhões em remoções e desapropriações
Várias frentes de obra são executadas simultaneamente, como a estrutura do viaduto Bolívar; terraplenagem, pavimentação e obras complementares (passeio, meio-fio e sarjetas) no trecho compreendido entre a avenida Itaituba e rua Elísio de Brito; execução de rede de esgoto, tratamento de subleito, pintura dos gradis, plantio de gramas e limpeza da pista oeste.
O trânsito está temporariamente interditado na pista da avenida José Cândido da Silveira, sentido Centro/bairro Boa Vista, entre as ruas Elísio de Brito e Itaituba. Este desvio é necessário para a execução de redes de drenagem e da trincheira e dos viadutos de intercessão entre a Via 710 e a Avenida José Cândido da Silveira.
Dentre os serviços já concluídos estão a passarela de concreto entre os viadutos; a construção dos viadutos D e E; pavimentação asfáltica; passeio; armação de cortina de contenção; instalação dos gradis; serviços de microdrenagens; contenções para a trincheira de intercessão entre a via 710 e a avenida José Cândido da Silveira; alças de acesso e pavimentação sob os viadutos da pista leste do complexo da avenida José Cândido da Silveira.
O sistema viário vai interligar bairros como São Geraldo, Boa Vista, Sagrada Família, Fernão Dias, Santa Inês, Cidade Nova, Palmares, Dom Joaquim, São Marcos, São Paulo, União e interligará as avenidas dos Andradas e futuramente a avenida Cristiano Machado. Além disso, permitirá a criação de um novo acesso à toda região Norte de Belo Horizonte, funcionando como trajeto alternativo à Cidade Administrativa.
Cronograma
Iniciada em setembro de 2014, a obra de todo o complexo da avenida José Cândido com a interseção da Via 710, até o limite da avenida Cristiano Machado, está prevista para ser entregue no fim deste ano. Para o segundo semestre de 2018, estão previstas a conclusão do viaduto Bolivar, a trincheira que fará a ligação da rua Gustavo da Silveira à rua Conceição do Pará, as pistas leste e oeste entre a avenida José Cândido da Silveira e a Avenida dos Andradas, no Bairro Boa Vista , além de mais 2,8km de ciclovia.
O cronograma teve que ser novamente reprogramado em função do andamento dos processos judiciais de desapropriação e remoções, adequações de projetos e projeto de sinalização que será desenvolvido pela BHTrans.
Das 286 desapropriações e remoções previstas pela Sudecap, 212 imóveis já estão liberados. O restante encontra-se em processo judicial. Já a Urbel está fazendo as remoções (sem processo judicial) de 222 famílias. A Prefeitura de Belo Horizonte está investindo aproximadamente R$160 milhões em remoções e desapropriações