Pular para o conteúdo principal

Alunos da Rede Municipal em visita ao Circo Transitando Legal, da BHTrans.
Foto: Paulo Almeida/BHTrans

BH em Pauta: Alunos visitam Circo Transitando Legal

criado em - atualizado em

Desde setembro, o Circo Transitando Legal, da BHTrans, tem sido palco de um espetáculo teatral elaborado especialmente para atender o projeto Escola Segura, da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). De forma lúdica e pedagógica, a peça “Uma Cidade bem Legal” usa argumentos voltados para crianças do 1º e 2º anos do ciclo fundamental das escolas do programa Escola Integrada, permitindo que os alunos vivenciem os conceitos de comportamentos seguros no trânsito, com foco na mobilidade sustentável. As ações acontecem as segundas e sextas-feiras e vão até o fim de novembro.



Miriam Oliveira, professora do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Mazarello, no bairro Nazaré, participa há anos com os alunos das ações do Circo Transitando Legal. Ela conta que, nos dias após a visita, os professores fazem exercícios com os alunos sobre o que aprenderam no circo. “Eles ficam mais conscientizados, pois, por meio de uma atividade lúdica, fixam melhor o aprendizado”, diz a professora.



Carlos de Henrique, de 12 anos, aluno do ensino fundamental da Escola Municipal União Comunitária, no bairro Brasil Industrial, foi pela primeira vez ao Circo, no dia 23 de outubro, e conta que gostou mais dos palhaços. Para ele, o maior aprendizado foi sobre os perigos de atravessar a rua correndo e a importância de fazer a travessia sempre na faixa de pedestre.  Ele ainda disse que vai contar o que aprendeu a seus pais e a toda a família para que não aconteça nenhum acidente com eles. “Aprendi que é muito importante obedecer à sinalização”, concluiu. 



Maria Augusta, da Gerência de Educação para a Mobilidade, da BHTrans, diz que é emocionante observar nas apresentações do Circo Transitando Legal como as crianças se encantam com o palhaço “Sinalização”, que leva a realidade para um mundo de faz de conta: “Isso torna o aprendizado mais eficaz e prazeroso no universo da fantasia dos pequenos estudantes.”



A BHTrans é parceira do Escola Segura, um programa da PBH que dialoga com o projeto Vida no Trânsito, coordenado pelo Ministério da Saúde. O Vida no Trânsito é uma iniciativa brasileira e tem como objetivo a prevenção de lesões e mortes no trânsito e a promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito (2011-2020). Belo Horizonte foi das primeiras cidades a ter o programa implantado.



Além da participação no projeto Escola Segura, uma série de ações educativas permanentes são realizadas pela BHTrans, como o programa Transitando Legal (Circo e Caravana), a formação de professores, ações educativas e de segurança na Escola Integrada, o programa “O Jovem e a Mobilidade” – que é voltado para estudantes do ensino médio, palestras em empresas e instituições –, dentre outras.


Como política da PBH, a BHTrans tem dedicado grande parte das atividades às crianças, consideradas os principais agentes multiplicadores de informações e aprendizado. E, também como parte do Escola Segura, a BHTrans tem feito atividades voltadas para alunos do 3º ciclo fundamental nas próprias escolas, e participado da formação de monitores da Escola Integrada, orientando-os sobre a forma mais segura de realizar os deslocamentos das crianças. No dia 1º de novembro, 40 monitores vão participar do treinamento. 


 

26/10/17. GEDUC-Circo BHTrans. Fotos: Paulo Almeida/BHTrans