1 June 2017 -
Histórias de pessoas e cães
Nínive Parise e Olívio Mangerona se conheceram na cidade de Ouro Preto, onde ambos cursaram o ensino superior. Nínive formou-se em Nutrição e Olívio, em Direito. Já graduados, mudaram-se para Belo Horizonte, em busca de realização profissional. Em 2015, casaram-se e, desde então, moram em uma casa com um agradável espaço ao ar livre, gramado e arborizado.
Os cães Sila e Cravo ainda não tinham esses nomes quando foram resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Antes do resgate, eles encontravam-se em condição de abandono, necessitando de cuidados. Ao serem resgatados pelo CCZ, foram examinados, castrados, vermifugados, vacinados, receberam um microchip subcutâneo de identificação e foram encaminhados para a adoção. Após serem acolhidos pela ONG Sexta Feira, Sila e Cravo foram adotados pelo casal Nínive e Olívio.
Programa Adote um Amigo
O programa Adote um Amigo é realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e a ONG Sexta Feira. O programa promove, dentre outras ações, feiras de adoção de cães e gatos resgatados e recuperados pelo Centro de Controle de Zoonoses, órgão da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). As feiras de adoção são realizadas semanalmente, a cada sábado, em uma região diferente da cidade.
Após a escolha dos cães, os adotantes passam por uma entrevista, recebem orientações de um veterinário e assinam um termo de compromisso, autorizando voluntários do programa a agendarem visitas à nova casa do animal, as chamadas visitas pós-adoção. Nessas visitas, dentre outros quesitos, são avaliadas a adaptação do animal ao novo ambiente e a sua relação com as pessoas que o adotaram. O objetivo das visitas é certificar-se de que os animais estão sendo bem cuidados e de que não serão abandonados novamente.
Pós-adoção
Há mais de 20 anos, a psicóloga Flávia Damato trabalha como protetora de animais. Atualmente, ela faz parte do programa Adote um Amigo, como uma das responsáveis pelas visitas pós-adoção. No dia 11 de maio de 2017, Flávia fez uma visita à casa de Nínive e Olívio. Ela ficou feliz ao ver Sila e Cravo brincando no gramado em frente à casa.
Olívio conta que quando ele e sua esposa foram à feira de adoção, em setembro de 2016, Sila tinha uma aparência um tanto triste, mantendo-se quieta e cabisbaixa, dentro de um dos cercados dispostos na feira. Nínive se encantou com a cadelinha e, ao colocá-la entre os braços, começou a chorar. Pronto. A escolha tinha sido feita. Sila acabara de ganhar um lar.
Já no início de maio de 2017, o casal resolveu adotar mais um cão acolhido pelo programa e compareceu a mais uma feira. Cravo, com apenas uma semana de adoção, adaptou-se muito bem ao novo lar e à nova família. A psicóloga Flávia terminou a visita pós-adoção certa de que esses dois cães resgatados pela PBH e acolhidos pela ONG Sexta Feira, como tantos outros, encontraram adotantes responsáveis.
Acesse o link e conheça a história do cão Fiapinho, que também encontrou um lar por meio do Programa Adote um Amigo:
Serviços
As feiras de adoção do Programa Adote um Amigo são realizadas semanalmente, a cada sábado, em uma região diferente da cidade. Para se informar sobre as feiras e outras ações do programa, acesse o site, clicando na imagem:
O Centro de Controle de Zoonoses oferece serviços gratuitos de vacinação, castração e adoção de cães e gatos. Para mais informações, ligue: