Pular para o conteúdo principal

Pintura de uma criança negra na parede do Centro Cultural Nordeste
Fotos: Mara Damasceno

BH em Cantos - Usina de Cultura

criado em - atualizado em

Inaugurada em dezembro do ano passado, a Usina de Cultura – Centro Cultural Nordeste consolida-se cada vez mais como um importante espaço para as artes, cultura, lazer e convivência na região Nordeste de Belo Horizonte. Com 2.700 metros quadrados, sendo 1.200m² de área construída, o equipamento, que é gerenciado pela Fundação Municipal de Cultura, surgiu a partir do aproveitamento de um galpão construído pela Prefeitura em 1984.   

“Era apenas um galpão subutilizado. Ganhou vida, muitas cores, artes e atividades. Hoje produz cultura, transforma vidas e alimenta sonhos”, define Thon Faria, morador da região Nordeste que acompanhou bem de perto todo o processo de implantação do Centro.  
O espaço reúne diversos atrativos e proporciona aos frequentadores o contato com a literatura, a música, o teatro, a dança, a prática de exercícios físicos, as artes plásticas e visuais. Entre os destaques, a Biblioteca, o Telecentro e a Academia a Céu Aberto, além do espaço gourmet, com um charmoso fogão a lenha. 
Academia 

Maria Luíza Sousa, de 57 anos, moradora do bairro Renascença, participa das aulas de atividade física na Academia a Céu Aberto. “O Centro Cultural Nordeste é um espaço maravilhoso e acolhedor. Ele proporciona diversas atividades culturais e também físicas. Eu tenho problemas na coluna e depois que comecei a fazer as aulas nos aparelhos de ginástica aqui, estou bem melhor”, disse a moradora. 
A educadora física Débora Scarpelli, responsável pelas aulas na Academia a Céu Aberto e também pelas aulas de dança, encanta-se com o lugar: “Esse espaço agrega muitos valores, que vão do acesso à cultura até a importância do cuidado com a saúde física, social e psicológica”.

Clube de Leitura

    A Biblioteca é um dos grandes atrativos da Usina de Cultura - Centro Cultural Nordeste. “É o espaço por excelência do Centro Cultural, pois se destina ao conhecimento, à preservação da memória e da cultura”, ressalta o bibliotecário Diego Carlos da Silva. 
A Biblioteca reúne acervo da literatura brasileira e estrangeira, das linguagens artísticas e de outras áreas do conhecimento. Além disso, também disponibiliza aos usuários revistas em quadrinhos, CDs e DVDs. 

    O espaço da Biblioteca é bastante aconchegante e, além de usufruir do acervo no próprio Centro Cultural, as pessoas também podem se cadastrar para fazer empréstimo. De dezembro até agora, cerca de dois mil livros já foram utilizados por meio de empréstimo. Várias atividades são desenvolvidas na Biblioteca, como as visitas guiadas, clube de leitura, hora do conto e sarau.

Espaço para todas as idades

    Mateus Hiago Coelho Ribeiro, 13, morador do bairro Ipiranga, é outro dos frequentadores assíduos. “É muito bom esse lugar, e eu utilizo muito o Telecentro. Sempre venho aqui para brincar e fazer pesquisa de escola”, disse Mateus. 

    A diversidade de atrações no Centro Cultural Nordeste não para por aí. Os adolescentes podem participar e desenvolver habilidades até mesmo nas artes do Arteiras da Alegria. Trata-se de um grupo de mulheres da comunidade que se uniram para dividir experiências ligadas à pintura em tecido, ao macramê e ao crochê e em outras atividades artesanais. Cada uma ensina o que sabe e aprende o que não sabe. O grupo se reúne todas as segundas e quintas-feiras, das 13h às 17h, no equipamento. 

    Para Fátima Bretes, uma das coordenadoras do Arteiras da Alegria, o Centro Cultural Nordeste é o espaço perfeito para a convivência e interação dos moradores da região. Com uma analogia, ela resume o seu sentimento sobre o lugar: “É a cereja do bolo”.
Funcionamento

    A Usina de Cultura – Centro Cultural Nordeste está situada na Rua Dom Cabral, 765, bairro Ipiranga. O funcionamento é de segunda a sábado, sendo segunda e quarta, das 7h30 às 22h; na terça, quinta e sexta, das 7h30 às 18h; e no sábado, das 7h30 às 12h.  Os telefones de contato são 3246-0334 e 3277-6052. A programação completa das atividades pode ser conferida no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br.

+ Fotos