14 Maio 2025 -
A comitiva mineira que está em Cannes para o festival Marchè du Film teve um dia de intensas conversas e contatos com representantes de vários países. Sendo o país central do Festival deste ano, realizado na França, o Brasil é o centro das atenções no Marchè du Film.
Nesta quarta-feira (14), as delegações de Belo Horizonte e brasileira tiveram um encontro no espaço do “Cinema do Brasil”, dentro do Marché du Film. Participaram a secretária de Cultura Eliane Parreiras, a ministra da Cultura Margareth Menezes, o diretor-geral do Marchè du Film, Guillaume Esmiol, e o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, além da secretária de Estado de Cultura do Ceará, Luisa Cela.
Eliane Parreiras e a Coordenadora da BH Film Comission, Thaylane Cristina, apresentaram Belo Horizonte a Guillaume Esmio e agradeceram o espaço para a produção brasileira de audiovisual, como país homenageado.
Durante todo o período do evento serão realizadas reuniões e encontros estratégicos com parceiros globais pelos representantes da Secretaria Municipal de Cultura. Faz parte do cronograma reuniões “one to one” bilaterais com agentes de países como França, Espanha, Portugal, Chile e Estados Unidos.
Serão realizadas três conferências que abordam a riqueza da indústria audiovisual brasileira, desde discussões sobre as estruturas institucionais do setor às novas oportunidades de coprodução em suas diversas regiões e encontro com os principais players nas áreas de produção, distribuição e exibição. De acordo com o Ministério da Cultura, estas sessões traçam um panorama de um mercado pronto para se conectar com o mundo.
Brasil na seleção oficial de Cannes
Na Competição Oficial, o filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, representa o Brasil com destaque. Este longa, uma coprodução entre Brasil, França, Alemanha e Holanda, concorre à Palma de Ouro.
Na sessão paralela Um Certain Regard, “O Riso e a Faca” também mantém o Brasil em destaque em uma coprodução entre Brasil, Portugal, Romênia e França.
Já na seleção Cannes Classics, o diretor Cacá Diegues será homenageado com um documentário sobre sua trajetória. A produção também concorre ao Olho de Ouro, prêmio de Melhor Documentário.