3 October 2023 -
Belo Horizonte teve saldo positivo de 4.805 vagas de emprego criadas em agosto, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa segunda-feira (2) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A capital foi o município que mais gerou empregos em Minas no período apurado. Ainda de acordo com o levantamento, no acumulado do ano, BH tem saldo de 31.398 novos postos de trabalho. Dentre os setores que mais contrataram profissionais neste período estão o de comércio, construção civil, indústria e serviços, com salário médio de R$ 1.896,51.
Ações promovidas pela Prefeitura de Belo Horizonte, por intermédio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (SUTE), como o aplicativo GOBH, contribuem de maneira direta para que estes números sejam possíveis. Através da plataforma, milhares de vagas são disponibilizadas todos os meses para os cidadãos da capital com oportunidades para que a população conquiste a tão sonhada oportunidade de alocação no mercado de trabalho. Atualmente são mais de 6 mil vagas divulgadas na plataforma, disponíveis on-line.
De acordo com o subsecretário de Trabalho e Emprego da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Fonseca, a Prefeitura tem se dedicado para oferecer possibilidades para que as pessoas consigam retornar ao mercado. “Todos os investimentos e ações que a PBH faz já são potenciais geradores de emprego. Além disso, ela ainda cria estratégias de formação para possibilitar que quem está em busca de colocação consiga e quem tem vagas a oferecer possa disponibilizá-las”.
Além do GOBH, a PBH contribuiu para potencializar estes dados com as novas atividades promovidas por intermédio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, com exemplo das obras para prevenção de enchentes na cidade, com investimento de mais de R$ 1 bilhão de reais aplicados até o momento.
O setor de eventos também impulsionou os índices de geração de emprego, com as contratações para realização de grandes festivais culturais promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A expectativa é que estes dados cresçam em igual ou maior proporção nos próximos meses.