Pular para o conteúdo principal

Quatro cadeirantes com camisetas do programa Superar, acenam.
Foto: Divulgação PBH

BH é da Gente promove ação pela inclusão social de pessoas com deficiência

criado em - atualizado em
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade e conferir visibilidade às pessoas com deficiência por meio de ações afirmativas e inclusivas, a terceira edição do evento “Ação Pela Inclusão” integra no domingo, dia 15 de setembro, a programação do BH é da Gente, programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

A ação será na Savassi e faz parte do “Setembro Verde”, campanha realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte no mês dedicado às pessoas com deficiência. O tema da campanha deste ano é “Rumo a uma cidade inclusiva e sustentável”. Nessa terceira edição, a “Ação Pela Inclusão” tem aulão de dança e ginástica (9h45), festival de dança (10h15), grupo de percussão (11h) e uma apresentação da Escola Municipal Santo Antônio (11h30), com a performance “Dança Inclusão e Cultura Indígena”.

 

Ainda no BH é da Gente – Savassi, das 9h às 13h, haverá oficina de circo, com espaço para vivência de técnicas circenses (malabarismo, acrobacias e equilíbrio), e espaço recreativo para crianças, com cama elástica, oficina de pintura de rosto e piscina de bolinhas.

 

O BH é da Gente – Pampulha, na avenida Guarapari (bairro Santa Amélia), vai oferecer oficina aberta de percussão, das 10h às 12h, com o bloco Sexta Ninguém Sabe. Os participantes devem levar os próprios instrumentos, como chocalho, tamborim, repique, caixa e surdos. Outras opções de entretenimento na avenida Guarapari serão jogos de tabuleiro (dama e xadrez), peteca, badminton, corda, bambolês e mesa para colorir e desenhar, além de brincadeiras antigas, cantadas e de roda.

 

O BH é da Gente – Araribá, na Pedreira Prado Lopes, vai ofertar oficina de circo e espaço para a recreação com camas elásticas, brinquedos infláveis, piscina de bolinha e oficina de pintura de rosto. O BH é da Gente - Silva Lobo (Oeste) também vai oferecer camas elásticas, brinquedos infláveis, piscina de bolinha e oficina de pintura de rosto, além de corda, amarelinha e peteca para as famílias brincarem juntas.

 

Criado em 2017, o BH é da Gente é um programa recreativo realizado aos domingos em quatro regiões da capital - Savassi (Centro-Sul), avenida Silva Lobo (Oeste), avenida Guarapari (Pampulha) e rua Araribá (Noroeste). O objetivo do programa é promover a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer ao ar livre, assim como a convivência e a cidadania em vias e locais públicos, abrindo espaço para a ocupação urbana pela população e fomentando a apropriação do espaço público. 

 


Serviço

 

  •  BH é da Gente – Savassi (Centro-Sul), das 9h às 13h, nos trechos de cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, bairro Funcionários, região Centro-Sul.

 

  • BH é da Gente – Avenida Guarapari (Pampulha), das 9h às 13h, na avenida Guarapari, no trecho entre a avenida Portugal e a rua Deputado Salim Nacur, no bairro Santa Amélia.

 

  • BH é da Gente – Rua Araribá (Noroeste), das 9h às 13h, na rua Araribá, no trecho entre as ruas Marcazita e Carmo do Rio Claro.

 

  • BH é da Gente – Avenida Silva Lobo (Oeste), no trecho entre as ruas Xapuri e Garret, nos bairros Grajaú e Nova Granada.