Pular para o conteúdo principal

BH é a cidade do Sudeste escolhida para o programa de aceleração digital
Foto: Isabel Baldoni/PBH

BH é a cidade do Sudeste escolhida para o programa de aceleração digital

criado em - atualizado em

Belo Horizonte foi a única cidade da Região Sudeste escolhida para participar do Programa de Aceleração Digital de Municípios, desenvolvido pelo BrazilLAB – primeiro hub de inovação GovTech do Brasil – e pelo Banco de desenvolvimento da América Latina (CAF). O resultado foi anunciado nessa terça-feira, dia 1º, após análise das 90 manifestações recebidas pela Comissão de Avaliação.

 

Belo Horizonte participará do projeto nos próximos meses juntamente com as cidades de Araguaína(T), Campo Grande (MS), Maceió (AL) e Porto Alegre (RS). O objetivo é fortalecer capacidades e competências dessas localidades para a transformação digital e inovação GovTech, a partir da identificação de desafios que possam ser enfrentados com uso de inovação e novas tecnologias desenvolvidas, sobretudo, pelo ecossistema de startups.

 

Serão oferecidos suporte, consultoria especializada e acesso à metodologia exclusiva de capacitação do hub. Participarão das atividades membros da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão; da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel); e da PBH Ativos.

 

O programa

 

Programa de Aceleração Digital de Municípios é resultado de uma chamada pública da Direção de Transformação Digital do CAF, que, desde 2019, tem apoiado o ecossistema GovTech iberoamericano, atuando em diversos estudos focados na geração e disseminação de conhecimento especializado, na assessoria técnica a a governos e no investimento em startups GovTech. De governos e no investimento em startups GovTech. De lá para cá, a área foi responsável, ainda, pelo lançamento da Plataforma GovTechLab e da produção do estudo “As startups GovTech e o futuro do governo no Brasil”, esse também em parceria com o BrazilLAB.