Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

BH amplia vacinação para todas as gestantes e puérperas sem comorbidade

criado em 21/06/2021 - atualizado em 21/06/2021 | 16:38

Após o recebimento de nova remessa de vacinas, a Prefeitura de Belo Horizonte ampliará a vacinação contra a Covid-19 a partir desta terça-feira, dia 22. Poderão se imunizar as gestantes (independentemente do período gestacional) e puérperas sem comorbidades. Além disso, o público que por alguma razão não concluiu o esquema vacinal com a CoronaVac poderá se imunizar. 

 

Para receber as doses, as gestantes (independentemente do período gestacional) e puérperas sem comorbidades devem seguir os seguintes critérios:

 

  • Ser cidadã residente de Belo Horizonte;
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias;
  • Gestantes devem apresentar prescrição médica;
  • Puérperas devem apresentar Declaração de Nascido Vivo (DNV), certidão de nascimento ou óbito. 

 

Além de cumprir as orientações acima citadas, as gestantes sem comorbidade deverão apresentar um documento que comprove o estado gestacional, como carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico. Os locais de vacinação para este público são exclusivos. Os endereços podem ser verificados no portal da Prefeitura. 

 

Para a conclusão do esquema vacinal com a CoronaVac é necessário levar o comprovante de residência, cartão de vacina, documento de identidade e CPF. Os locais de vacinação para este público serão divulgados ainda na tarde desta segunda-feira, dia 21, no portal da Prefeitura. 

 

O horário de funcionamento dos pontos de vacinação será das 7h30 às 16h30 para pontos fixos e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. A Secretaria Municipal de Saúde informa que os usuários devem ficar atentos aos locais de vacinação, já que por questões de logística os pontos são alterados frequentemente. 

 

A Prefeitura esperava ampliar a vacinação por faixa etária e para lactantes. Porém, devido ao quantitativo disponibilizado ao município ainda não será possível. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda uma nova remessa e reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata continuidade do processo de vacinação.