Pular para o conteúdo principal

Belotur representa Belo Horizonte na premiação do Latin America's 50 Best 2022, realizada no México
Foto: Acervo Belotur/PBH

Belotur representa Belo Horizonte na premiação do Latin America's 50 Best 2022

criado em - atualizado em

A Belotur foi convidada para representar Belo Horizonte na premiação do Latin America's 50 Best 2022, a versão regional do ranking que lista os melhores restaurantes do mundo. O evento foi realizado na cidade de Mérida, no estado do Yucatã, no México, no dia 15 de novembro. Gilberto Castro, Presidente da Belotur, esteve presente na comitiva brasileira, que teve 17 estabelecimentos entre os 100 melhores da América Latina. Uma das principais agendas de Gilberto durante o encontro foi com Charles Reed, CEO da William Reed Business Media, a empresa por trás do 50 Best. Na ocasião,  Belo Horizonte foi apresentada como possível capital para receber alguma das próximas edições do Latin America's 50 Best.

“Após a designação de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia, em 2019, a Belotur trabalha o setor como um dos pontos prioritários para a promoção turística da cidade. Por isso, a presença e o reconhecimento em eventos dessa relevância coloca a capital mineira na rota do turismo gastronômico mundial, potencializando a divulgação do destino e valorizando essa culinária tão especial que temos aqui”, comenta Gilberto Castro. “Além disso, conseguimos ampliar o relacionamento com os principais restaurantes da América Latina, com chefs do mundo inteiro, pensando em ações de intercâmbio, e com jornalistas especializados, que devem ser convidados para nossas futuras Presstrips. Isso sem falar no entendimento que ganhamos sobre o funcionamento dessa premiação, uma vez que já temos um restaurante na lista e queremos a presença de outros”, completa.

Outra agenda relevante foi com Eduardo Seijo Solís, ponto focal de Mérida, Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, quando foi discutida a possibilidade da assinatura de uma carta de intenção entre as cidades, para desenvolvimento de projetos futuros.

O presidente da Belotur foi convidado a participar do evento pela Presidente do 50 Best do México e América Central, Valentina Mosteiro, e recebido pelo Diretor Executivo 50 Best mundial, Tim Brooke-Webb e pela Secretária de Turismo de Yucatán, Michelle Fridman. Durante a agenda, apresentou Belo Horizonte como destino turístico gastronômico a grandes nomes da crítica e jornalismo do setor, como Lucia Diaz Madurga, do caderno de viagens da National Geographic España, Rafael Tonon, jornalista especializado em gastronomia e correspondente no Brasil do Eater (o maior portal de gastronomia dos Estados Unidos) e Joana Munné, responsável pela Agência Sibaris, de consultoria e comunicação gastronômica.

O restaurante belo-horizontino Glouton, do Chef Leo Paixão, aparece na 64ª posição na lista deste ano, melhorando seu rankeamento em 4 posições em relação à lista de 2021.

“Ficamos muito felizes em receber o presidente da Belotur representando essa cidade maravilhosa que é Belo Horizonte. E ainda mais por ter nosso querido Leo Paixão nessa lista de melhores da América Latina”, afirmou Rosa Moraes, Presidente do 50 Best Brasil.

Como é feita a lista do 50 Best?

Além do ranking anual que consagra os 100 melhores restaurantes do mundo, o 50 Best tem também uma versão especial para a América Latina, Ásia, África e Oriente Médio. A lista da América Latina é definida por 300 jurados anônimos especialistas em gastronomia, representantes de países como Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guiana, Guiana Francesa, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Cada jurado envia uma lista de até dez restaurantes, sendo pelo menos três deles fora de seu país de origem, com base em sua experiência nos últimos 18 meses. A votação e os resultados são auditados de forma independente.