Pular para o conteúdo principal

Belotur participa de seminário no Uruguai sobre Destinos Turísticos Inteligentes
Foto: PBH/ Divulgação

Belotur participa de seminário no Uruguai sobre Destinos Turísticos Inteligentes

criado em - atualizado em

A Belotur segue trabalhando para consolidar Belo Horizonte como um Destino Turístico Inteligente (DTI). A metodologia espanhola, adaptada pelo Ministério do Turismo no Brasil, incentiva que as cidades atuem de forma inovadora e sustentável e se comprometam com a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas. No dia 6 de julho, Eduardo Cruvinel, gerente de Inovação Turística da Belotur, participou do evento “Turismo 360 - Seminário Internacional sobre Destinos Turísticos Inteligentes”, no Uruguai, mediando um painel sobre experiências de governança no setor.   


O objetivo do encontro é apresentar o modelo DTI, do qual Montevidéu é referência na América Latina por incorporá-lo como diretriz transversal em sua política pública,  demonstrando a importância para a gestão turística e pesquisa. Voltado para estudantes, professores, investigadores e empreendedores, o evento contou com a presença de profissionais do Uruguai, Argentina, Brasil, Espanha, Cuba, Colômbia e México.  


Os participantes puderam trocar conhecimentos e boas práticas sobre turismo, sustentabilidade, governança, tecnologia, inovação e inteligência turística. O evento também sediou a reunião plenária da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes, da qual Belo Horizonte faz parte como membro titular.  


O seminário foi organizado pela Prefeitura de Montevidéu, em parceria com a Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação e a Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Ele também contou com o apoio da Segittur, criadora da metodologia DTI, da Rede Iberoamericana de Destinos Turísticos Inteligentes, do Instituto Cidades do Futuro, da Associação Turística de Montevidéu e da Associação de Hotéis e Restaurantes do Uruguai.


"Foi uma honra representar Belo Horizonte no seminário e trocar conhecimentos com colegas de vários países. O principal objetivo da metodologia DTI é impactar positivamente a vida de moradores e turistas, sempre levando em conta práticas inovadoras e sustentáveis, e espaços de troca como esse são fundamentais para amadurecer ideias e identificar oportunidades", explica Eduardo Cruvinel, gerente de Inovação Turística da Belotur.   


 

Destino Turístico Inteligente


O conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI) foi criado na Espanha, em 2012, pela Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão de Inovação e Tecnologias Turísticas - Segittur, e se inspira nas Smart Cities.  Ele é pautado em nove eixos, que vão da governança à sustentabilidade, passando pela inovação, tecnologia, promoção/marketing, criatividade, mobilidade, segurança e acessibilidade.


Um destino inteligente é um destino turístico inovador, consolidado numa infraestrutura tecnológica de ponta, que garante o desenvolvimento sustentável do território turístico. Acessível a todos, facilita a interação e integração dos visitantes com o ambiente e melhora a qualidade da sua experiência no destino.


Em 2021, o Ministério do Turismo iniciou o projeto-piloto “Modelo DTI Brasil”, adaptando a metodologia espanhola à realidade brasileira. Para isso, assinou uma parceria com o Instituto Cidades do Futuro (ICF), criado pela Fundação Cidade de La Plata, que promove um método para planejamento comunitário e de destino turístico inteligente na Argentina e na América Latina.  


No ano seguinte, a Belotur iniciou a implementação da metodologia em Belo Horizonte. Desde então, a cidade se tornou membro titular da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes e foi selecionada para integrar o “Programa Turismo Futuro Brasil”, iniciativa do Sebrae e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).  BH foi uma das 12 cidades brasileiras selecionadas, entre as 300 inscritas, para receber assessoria personalizada na elaboração de instrumentos de planejamento e implementação de ações-chave que devem ser aderentes ao sistema DTI.