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Belotur investe R$ 2 milhões em eventos de potencial turístico
Foto: Qu4rto Studio

Belotur investe R$ 2 milhões em eventos de potencial turístico

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Reforçando a posição de fomentar eventos de potencial turístico na cidade, a Belotur, por meio do Programa BH 4 Estações, investiu R$2 milhões em agendas gerais e de gastronomia, que serão realizadas entre 22 de março e 20 de junho, durante a estação outono. No total, 25 iniciativas foram contempladas e a lista completa está disponível no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Na modalidade ‘Gastronomia e Alimentação’, foram contemplados oito eventos na categoria A, que receberão R$80 mil cada. Na categoria B serão patrocinados três eventos, com aporte de R$40 mil cada. Na modalidade ‘Eventos em Geral - Ampla Concorrência’, foram atendidos seis projetos na categoria A, que receberão R$120 mil cada. Na categoria B, oito projetos serão patrocinados com R$60 mil cada. Entre os eventos, estão tours presenciais, festivais de turismo, shows, eventos de gastronomia, esportivos, de moda, seminários técnico-científicos, feiras típicas, entre outros. Todos eles alinhados com o posicionamento turístico ‘Belo Horizonte Surpreendente’.

 

“O fomento ao setor de eventos é um dos grandes pilares das políticas públicas que vêm sendo trabalhadas pela Belotur, para o incremento do turismo na cidade. O patrocínio, por meio de editais, com verba direta, é único no Brasil e tem atraído grandes eventos para a capital mineira. Já estamos na 13° edição, com mais de 490 eventos patrocinados, e os resultados podem ser avaliados pela ampliação e diversificação da oferta de eventos e um número cada vez maior de turistas em Belo Horizonte durante todo o ano, motivados por essas agendas”, comenta Leonardo Nunes, diretor de Marketing e Promoção Turística da Belotur.

 

Sendo um dos principais ativos turísticos e de desenvolvimento econômico da cidade, a gastronomia está em destaque em diversos projetos do ‘Programa 4 Estações’. Entre eles está o Fuegos Festival, evento que acontece em maio e valoriza as técnicas de preparo do churrasco. O projeto ‘Jungle no Parque Harmonizações’, que acontece em junho, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, busca difundir a cultura cervejeira, gastronômica e musical de Minas Gerais. Toda essa programação reforça o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, concedido em 2019.

 

A música também será contemplada com apresentações nos meses de abril e maio. Entre os eventos contemplados também estão projetos esportivos como o ATM Minas 2023, encontro de montanhismo, e o BH em Peso II, simpósio internacional de levantamento de pesos. Outros eventos segmentados também foram agraciados como a 9ª Edição do Moda Show Minas e a Festa Portuguesa, tradicional comemoração dos imigrantes na capital mineira  que acontece no mês de junho.

 

Importante ressaltar que cada evento realizado com aporte financeiro deste edital contrata ou apoia, no mínimo, mais outras seis empresas belo-horizontinas. São serviços de comunicação, alimentação, infraestrutura, locação de equipamentos, sonorização, iluminação, transmissão, entre outros, gerando emprego e renda no município.

 

Programa Belo Horizonte 4 Estações

 

O Programa Belo Horizonte 4 Estações consiste em uma ação contínua de promoção e consolidação do posicionamento turístico de Belo Horizonte. Seu principal intuito é apresentar a capital mineira como uma cidade atraente, promovendo seus atributos e eventos por meio de uma plataforma segmentada em quatro períodos temáticos. Essas temporadas unem o clima a uma série de atrativos percebidos em Belo Horizonte durante o verão, outono, inverno e primavera. Lançado em 2018, o projeto já disponibilizou 13 Editais de Concessão de Auxílio Financeiro para a realização de eventos de potencial turístico em Belo Horizonte.