Pular para o conteúdo principal

Bombeiro realiza apresentação para cerca de 50 pessoas
Foto: Divulgação/Belotur

Belotur e Corpo de Bombeiros se reúnem com blocos de rua do Carnaval de BH

criado em - atualizado em

 

A Belotur e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais realizaram uma reunião com cerca de 80 blocos de rua do Carnaval de Belo Horizonte nessa segunda-feira, dia 1º, para tratar exclusivamente da Instrução Técnica 39 (IT-39), que normatiza as manifestações culturais espontâneas, como os blocos de rua da capital mineira se enquadram. Diferenças entre o que é manifestação cultural e o que é evento, ocorrências, regularização e recomendações para trios elétricos, veículos de apoio e similares foram abordados na reunião, que faz parte do planejamento do Carnaval de Belo Horizonte 2019.
 

O objetivo foi apresentar aos representantes de blocos de rua as considerações de segurança para concentrações, deslocamentos e dispersões dos foliões em vias públicas. De acordo com o tenente Enock Gonçalves do Nascimento, da Adjuntoria de Prevenção do 1º Comando Operacional de Bombeiros, o esclarecimento dessas dúvidas e a transparência nas relações do bloco de rua com o poder público e com as entidades envolvidas ajudam a minimizar riscos, tornando a festa mais confortável e segura.
 

“Para os blocos de rua, considerados manifestações culturais espontâneas, aplica-se a IT-39 desde que não haja delimitação por barreiras que impeçam o trânsito livre das pessoas nem espetáculo pirotécnico ou utilização de brinquedos mecânicos. Também não pode haver arquibancadas, camarotes, barracas, tendas, palcos ou separação de públicos mediante venda de ingressos e abadás,”, explica o tenente Enock.
 

Essa é a segunda reunião geral com blocos de rua do Carnaval de Belo Horizonte organizada pela Belotur neste ano. A primeira aconteceu em 20 de agosto, quando a Belotur apresentou aos representantes dos blocos de rua o Planejamento do Carnaval de Belo Horizonte 2019.

 

Acesse o conteúdo completo da IT-39.