Pular para o conteúdo principal

Belotur apresenta políticas de turismo e inovação em Congresso na Espanha
Foto: Divulgação

Belotur apresenta políticas de turismo e inovação em Congresso na Espanha

criado em - atualizado em

Novembro foi um mês chave no avanço do trabalho para a transformação de Belo Horizonte em um Destino Turístico Inteligente (DTI), projeto da Prefeitura de Belo Horizonte, encabeçado pela Empresa Municipal de Turismo (Belotur). Após a realização do 5° Seminário de Cidades e Destinos Inteligentes, nos dias 7 e 8, e o reconhecimento da capital mineira como integrante da Rede Ibero-Americana que discute a temática, Belo Horizonte foi representada pela Belotur no 3° Congresso Mundial de DTI, em Valência, na Espanha. Na ocasião, foi apresentado o artigo “Políticas Públicas, Turismo e Innovación: Estructuración del Plan de Transformación Destino Turístico Inteligente de Belo Horizonte/Brasil”, elaborado pela equipe da Diretoria de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur, com colaboração do professor uruguaio Dr. Cláudio Quintana.  

“A participação de Belo Horizonte nesta importante agenda vem para consolidar o trabalho de transformação turística que a Belotur vem realizando nos últimos anos, tendo em vista que a Conferência é o mais importante evento de Destinos Turísticos Inteligentes, promovido pela Organização Mundial de Turismo e pelo Governo do Reino da Espanha. A nossa pesquisa foi apresentada e muito bem avaliada pelos participantes, alinhada com o desenvolvimento sustentável, com a importância das políticas públicas e da cooperação participativa que vem sendo tendência em outros destinos turísticos. A nossa participação proporcionou também a ampliação de parcerias, troca de conhecimento, qualificação, além da apresentação e projeção de Belo Horizonte no cenário internacional”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. 
 
Alinhada ao projeto estratégico Belo Horizonte Cidade Inteligente e ao programa fuTURISMO – Pesquisa e Inovação Turística, o evento teve como parte da programação a apresentação do artigo elaborado pela equipe da Diretoria de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur, que foi aprovado pelo Comitê Científico do Congresso. A pesquisa apresentou o processo de aplicação da metodologia DTI no município, tendo como principais contribuições a exibição das etapas realizadas na estruturação do plano de transformação digital, do ponto de vista da normalização e do diagnóstico ao reconhecimento como Destino Turístico Inteligente. 

Após a agenda em Valência, Belo Horizonte será representada pela Belotur em evento da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes em Bogotá, na Colômbia, nos próximos dias 28 e 29, para oficialização da admissão da capital mineira. 

Sobre o 3° Congresso Mundial de Destinos Turísticos Inteligentes 

O evento, que aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de novembro, foi realizado pelo Governo do Reino de Espanha, juntamente com a Generalitat Valenciana, a Câmara Municipal de Valência, a Fundação Visit València, em colaboração com a Organização Mundial do Turismo e teve como principal objetivo proporcionar um encontro de especialistas mundiais em turismo, com o foco nos cinco eixos que compõem um destino turístico inteligente, que vão da governança à sustentabilidade, passando pela inovação, tecnologia e acessibilidade.  

O Congresso se tornou um espaço para discutir as oportunidades e desafios dos destinos turísticos, as soluções que eles precisam para se manterem competitivos e sustentáveis e como a tecnologia e a inovação aplicada ao setor de turismo estão gerando mudanças estruturais que vêm configurando um novo ambiente de negócios ligados à inteligência turística. A agenda abordou também, entre outros temas, a governança, a transformação digital do setor, a circularidade aplicada ao turismo, a acessibilidade dos recursos turísticos e os novos indicadores, sem esquecer a importância da sustentabilidade como eixo de transformação do setor.

Participaram da agenda representando Belo Horizonte o presidente da Belotur, Gilberto Castro, e o diretor de Políticas de Turismo e Inovação, Marcos Boffa, juntamente com sua equipe.  

Rede Ibero-Americana DTI 

A Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes foi oficializada em 29 de agosto de 2022, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e da Sociedade Mercantil Estadual da Gestão da Inovação e Tecnologias Turísticas - SEGITTUR. Sua missão é promover a colaboração Inter administrativa público-privada ao colocar os destinos no centro das atenções nas políticas públicas de turismo, promovendo sinergias e facilitando a necessária transferência de conhecimento, o desenvolvimento de alianças estratégias e produtos, serviços e ações.