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Prato de culinária mineira
Foto: Qu4rto Studio/Divulgação

Belotur apresenta ações para a gastronomia, em evento internacional em Paraty

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, representada pela Belotur, estará presente no 1° Seminário Internacional de Turismo Gastronômico, com a apresentação ‘Empreendedorismo e Inovação na Gastronomia de Belo Horizonte’. O evento acontece entre os dias 27 e 29 de março e integra uma das metas do projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil (IFB/MTUR), com o objetivo de gerar um espaço de debate técnico-científico sobre a temática do turismo gastronômico no país.

 

O presidente da Belotur, Gilberto Castro, apresentará Belo Horizonte no segundo dia do evento, segunda-feira, (28). A ideia é mostrar ao público como  a capital mineira conseguiu desenvolver experiências de apoio ao empreendedorismo e inovação na cadeia produtiva da gastronomia durante a crise causada pela pandemia. “Diante dos desafios colocados pela Covid-19, que impactaram fortemente o setor da alimentação, nós, da Belotur, acreditamos que a formação e a capacitação digital de estabelecimentos gastronômicos de Belo Horizonte foram e ainda são fundamentais para que a cidade continue se posicionando como destino criativo da gastronomia”, comenta Gilberto.

 

Designada pela Unesco como Cidade Criativa pela Gastronomia desde 2019, Belo Horizonte tem diversas ações voltadas para o Empreendedorismo e Inovação na Gastronomia. Dentre elas, estão o Programa de Reputação Digital, que possibilitou à Belotur e ao Sebrae um diagnóstico do posicionamento digital e uma de escuta sobre as “dores” do setor. O objetivo foi melhorar a gestão e avaliação dos negócios nos meios digitais, promover mais interação dos empresários com seus clientes gerando ferramentas que permitissem novas formas de sustentabilidade econômica para seus estabelecimentos. Ao todo, 650 estabelecimentos foram monitorados e 200 bares e restaurantes tiveram diagnósticos individualizados completos e consultoria especializada em posicionamento digital e de marca.

 

Com um diagnóstico em mãos, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, conseguiu criar ações visando mitigar os efeitos da pandemia, dando oportunidade aos empreendedores de repensar seus modelos de gestão e posicionamento digital. Vale citar aqui o ‘Hackatur’, especialmente voltado para a gastronomia com desenvolvimento de soluções criativas para bares e restaurantes. Em parceria com a UNA-BH, estudantes de gastronomia tiveram a oportunidade de conceber soluções inovadoras junto aos empresários envolvidos com outro de nossos projetos, o Inova Gastronomia.

 

Outro trabalho que gerou resultados muito positivos foi o ‘Inova Gastronomia’, que é uma consultoria especializada para proprietários de bares e restaurantes com foco na remodelação de formatos tradicionais de negócios. Ao longo de seis meses (sendo quatro de consultoria e dois de planejamento), 14 estabelecimentos gastronômicos já consolidados de Belo Horizonte receberam mentorias para evoluírem seus negócios.

 

O avanço do trabalho e consultorias decorrentes do projeto de Reputação Digital e as vivências do Inova Gastronomia deram subsídios à Belotur para conceber dois eventos online com temáticas significativas para aquele momento, que contaram com a participação de importantes profissionais do setor. Além das lives, houve sorteio de horas de consultoria com os especialistas. Isso permitiu que as técnicas apresentadas fossem implementadas em diversos empreendimentos da cidade.

 

Outra frente de trabalho para o setor se deu com os ‘Encontros de Gastronomia de Belo Horizonte’, evento online com convidados especiais de diversas partes do país, abrangendo conteúdos como marca, posicionamento, inovação, tendências e produção local. Também aconteceu a ‘Primeira Jornada da Alimentação’, que auxiliou os empreendedores a traçarem estratégias de gestão e ampliarem suas vendas. Foram discutidas temáticas como delivery, cardápio atraente e perfil do consumidor.

 

Ainda com foco na reestruturação da cadeia gastronômica da cidade, a Belotur, juntamente com o Sebrae-Minas e Senac, realizou também o projeto ‘Territórios e Redes Criativas’, composto de pesquisas e mapeamento dos empreendedores da região da Lagoinha, que tem importância histórica na construção da capital mineira. Com isso, foram promovidas diversas capacitações para iniciantes com dotes  culinários que se inseriram no mercado da alimentação e consultorias  personalizadas para os estabelecimentos gastronômicos. As consultorias resultaram num e-book sob coordenação do jornalista Daniel Neto (o Nenel) e da chef Mariana Gontijo que jogaram luz em uma dezena de estabelecimentos relevantes deste território criativo.

 

“Como reflexo dessas ações, foi possível observar um relevante impacto sobre alguns  empreendimentos gastronômicos na capital mineira que se viram diante o desafio da remodelação de sua gestão, seja no aspecto tecnológico, de marketing, comercial e financeiro”, explica Marcos Boffa, diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur.

 

Sobre o Festival

 

O I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico integra uma das metas do projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil (IFB/MTUR) e tem como objetivo gerar um espaço de debate técnico-científico sobre a temática do turismo gastronômico no país.

 

A primeira edição do Seminário será realizada em Paraty (RJ), cidade que integra, desde 2017, a  Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria Gastronomia. Localizada entre a Serra da Bocaina e o mar, Paraty reúne saberes, fazeres e muitas riquezas naturais e culturais. A cidade foi inscrita, em 2019, na Lista do Patrimônio Mundial Misto.

 

O evento será realizado de forma híbrida nos dias 28 e 29 de março de 2022 e contará com a participação de expoentes do turismo gastronômico em nível nacional e internacional. No dia 27 de março, das 17h30 às 19h, será realizada a Abertura Oficial do evento.

 

Toda a programação será transmitida ao vivo pela TV IFB no Youtube e pelas redes sociais do Ministério do Turismo.