Pular para o conteúdo principal

Prato de comida típica mineira: torresmo de barriga

Belotur abre inscrições para o Encontro Cidades Criativas: Turismo e Gastronomia

09/10/2018 | 21:24 | atualizado em 09/10/2018 | 21:24

A gastronomia está entre as principais motivações para os turistas escolherem o destino que irão visitar, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT). Assim, estreitar a relação entre gastronomia e turismo é essencial para oferecer experiências, valorizar produtos locais e desenvolver o setor. Com esse objetivo, a Belotur realizará no dia 16/10, terça-feira, o Encontro Cidades Criativas: Turismo e Gastronomia, no auditório JK da Prefeitura de Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.
 

Na ocasião, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Belotur, ao reconhecerem a importância da gastronomia para o desenvolvimento sustentável do Município e como fundamental para a complementação da oferta turística, além de um fator de integração entre turistas e comunidade local, lançarão a candidatura de Belo Horizonte ao prêmio Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO em 2019. Essa iniciativa busca colocar a gastronomia da cidade como fator de competitividade entre os destinos turísticos nacionais e internacionais.
 

As ações do Programa Municipal de Turismo Gastronômico serão elaboradas estrategicamente pela Belotur com o apoio técnico da Comissão de Gastronomia do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e da Frente da Gastronomia Mineira. O processo será feito em parceria com órgãos, entidades, empresas e universidades para que os frutos desse intercâmbio de conhecimento possam se refletir na prática das atividades turísticas em Belo Horizonte e consequentemente no sucesso da candidatura.

 

Encontro Cidades Criativas

A programação do Encontro inclui cases de sucesso de destinos turísticos como o Peru, país que ganhou seis vezes consecutivas o World Travel Awards na categoria Melhor Destino Gastronômico do Mundo, e Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belém (PA), que já são Cidades Criativas da Gastronomia pela UNESCO no Brasil. A ideia é trocar experiências sobre práticas que fizeram da criatividade um componente essencial do desenvolvimento urbano, por meio de parcerias entre os setores público e privado e a sociedade civil. 
 

“É importante, neste contexto, que se discuta quais são as melhores maneiras de desenvolver o setor, acrescentando que o turismo gastronômico também abre as portas para a exportação de produtos, valoriza e fomenta a produção de produtos locais, bem como incentiva a cadeia produtiva e o desenvolvimento de uma oferta competitiva”, afirma o presidente da Belotur, Aluizer Malab.

 

Programação

8h: Credenciamento
8h30: Café de boas-vindas
9h: Abertura 
9h05: Depoimento eletrônico de Sandra Carvão – Diretora de Tendências de Mercado e Competitividade da Organização Mundial de Turismo (OMT)
9h10: Apresentação Belotur e lançamento oficial da candidatura de Belo Horizonte à Rede das Cidades Criativas da UNESCO, pela Gastronomia – participação especial do chef Leo Paixão 
9h30: Palestra Peru: Importância da Gastronomia no Turismo – Milagros Ochoa – Diretora de Turismo e Imagem do Escritório Comercial do Peru no Brasil
Painel - "Cidades Criativas da Gastronomia no Brasil"
Mediação: Chef Edson Puiati 
10h10: Estudo de caso: Florianópolis – Marcus Rocha – Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis
10h40: Estudo de caso: Belém – Mônica Lobato – Assessora da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (CODEM)
11h10: Estudo de caso: Paraty – Cristina Maseda – Secretária de Cultura de Paraty – Rio de Janeiro
11h40 às 12h30 – Debates
12h30 – Encerramento



Palestrantes

Marcus José Rocha (Florianópolis), Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico/Prefeitura Municipal de Florianópolis - Profissional com mais de 22 anos de experiência no mercado de tecnologia e inovação em projetos nacionais e internacionais, é Mestre em Administração em Gestão e Inovação em Organizações (ESAG-UDESC), MBA em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica (SOCIESC, e Bacharel em Ciências da Computação (UNISUL). Na área educacional, é professor em cursos de graduação e pós-graduação na área de gestão.

Cristina Souza Santos Maseda (Paraty) - Secretária Municipal de Cultura de Paraty - Formada em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté; com Especialização em Produção Audiovisual pela Escuela de Imagen y Sonido, La Coruña, Espanha e Pós-graduação em audiovisual Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.  Desde maio de 2014, atua como Secretária de Cultura de Paraty. 

Mônica Lobato (Belém) -  Assessora da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (CODEM) - formada em Ciências Econômicas e atua desde o ano 2014 na Diretoria de Desenvolvimento e Negócios, fez parte da equipe que trabalhou na construção do Dossiê de Candidatura de Belém como Cidade Criativa da Gastronomia.

Rosa Milagros Ochoa Koepke (Peru) - Diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil. Vinculada ao Ministério de Comércio Exterior e Turismo (MINCETUR) - Formada em Administração Hoteleira, com especialização em Comércio Exterior e pós-graduada em Comunicações e Marketing. Possui mais de 25 anos de experiência em estratégia, planejamento e promoção das exportações e do turismo. Atualmente, vem desenvolvendo no Brasil o trabalho de posicionamento do Peru como destino para lazer, viagens de incentivo e eventos, em coordenação com a Promperu.

 

Últimas Notícias

Foto do Parque Municipal. Algumas pessoas sentadas na grama, de frente para o lago. Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH neste fim de semana

Praças e Parques de Belo Horizonte recebem eventos gratuitos em 

19/10/2018 | 15:33
Grupo de mulheres está em rua durante dia de sol Integrantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial tomam posse

A solenidade será às 14h no auditório JK da Prefeitura de Belo Horizonte. 

17/10/2018 | 19:03