Pular para o conteúdo principal

Mercado das Flores
Foto: Ygor Teles

Belotur abre edital para uso oneroso do Mercado das Flores

criado em - atualizado em

A Belotur publicou nesta terça-feira (25) o edital de permissão de uso oneroso do Centro de Atendimento ao Turista - Mercado das Flores, que convida empreendedores interessados a ocupar um dos pontos mais estratégicos e históricos do Centro da capital, localizado na esquina da avenida Afonso Pena com rua da Bahia, ao lado do Parque Municipal. A cessão tem como objetivo principal ressignificar o uso do tradicional espaço, oferecendo ao visitante novas experiências e promovendo Belo Horizonte.  Para acessar o edital completo, acesse o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Poderão participar da concorrência empresas do ramo de comércio de alimentos e bebidas, como restaurantes, bares, lanchonetes e similares, além de outras atividades de varejo, como venda de artigos e souvenires, bijuterias, artesanatos, agência de viagem e operadores turísticos. As pessoas jurídicas poderão atuar de forma direta ou como “agência de captação”, mas deverão, obrigatoriamente, explorar serviços que corroborem com as políticas municipais de turismo de Belo Horizonte.

 

O procedimento licitatório será feito na modalidade de pregão eletrônico, pelo site www.licitacoes-e.com.br, partindo da oferta mínima no valor de R$6 mil mensais, com permissão de uso por 36 meses. Esse valor será revertido em ações de promoção turística para a cidade. Além do montante em espécie, o futuro permissionário deverá se comprometer a manter o uso do nome ‘Centro de Atendimento ao Turista - Mercado das Flores' e associar a marca ao espaço. O critério de julgamento do edital será o de maior oferta de aporte financeiro mensal.

 

A cessão à iniciativa privada faz parte do planejamento da Belotur para a valorização da gastronomia local e dos demais produtos associados ao turismo, com a oferta de serviços a moradores e visitantes. “Essa é uma grande oportunidade para o empresariado ocupar o Mercado das Flores, espaço de relevância histórica para a capital mineira. A intenção é que o Centro de Atendimento ao Turista no Mercado das Flores oferte serviços que apoiem turistas e moradores de Belo Horizonte, qualificando a sua experiência na cidade. Vale ressaltar também que a cessão do espaço integra o planejamento de requalificação do Centro de Belo Horizonte, importante projeto da atual gestão municipal”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

A empresa vencedora deverá apresentar em até 10 dias, a contar da data de assinatura do Termo de Permissão de Uso Oneroso, um plano de ocupação do espaço, contemplando no mínimo a planta com layout e benfeitorias, alocação de aparelhos, equipamentos e mobiliários, além de rol de produtos ou serviços a serem comercializados, horário de funcionamento e programação visual. A apresentação do plano, que deverá ser iniciado em até 30 dias após sua aprovação, é condição para que a Belotur autorize o uso e os serviços a serem ofertados no espaço. A previsão é que o local esteja em funcionamento em junho de 2023.