Pular para o conteúdo principal

Prefeito de Belo Horizonte
Foto: Amira Hissa

Belo Horizonte terá novas medidas restritivas a partir deste sábado (13)

criado em - atualizado em

Novas medidas restritivas serão adotadas em Belo Horizonte a partir deste sábado (13) como forma de conter o avanço da Covid-19 no município: passam a ser proibidas caminhadas/corridas esportivas nas pistas, enquanto praças e parques deverão permanecer fechados. A mesma regra vale para a Orla da Pampulha. Já na segunda-feira (15), bares e restaurantes, assim como qualquer outro estabelecimento não autorizado a funcionar, só poderão atender via delivery, drive thru e a portas fechadas – passa a ser proibida a retirada no local. Lojas de conveniência em postos de gasolina só poderão funcionar de segunda a sexta-feira até as 18h. Missas, cultos e demais celebrações religiosas presenciais ficam vedadas. Os espaços religiosos podem permanecer abertos, mas sem aglomerações.

 

As novas restrições são necessárias diante dos números registrados no boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira: o índice de transmissão chegou a 1,25 (o mais alto desde o início da pandemia), a ocupação de leitos UTI chegou a 89,2% e leitos enfermaria 75,6% – ou seja, todos na faixa vermelha. O decreto com as novas regras será publicado na edição deste sábado (13) do Diário Oficial do Município (DOM). 

 

Nos próximos dias, técnicos da Prefeitura ainda irão fazer um estudo sobre o funcionamento do setor de serviços da capital – o que poderia explicar o grande número de pessoas que trabalham em prédios comerciais nas ruas e no transporte coletivo. A ideia é verificar quais tipos de serviços estão sendo oferecidos nas salas comerciais e manter em funcionamento presencial apenas aqueles considerados essenciais, tais como consultórios médicos e de dentista. 

 

O prefeito Alexandre Kalil voltou a lamentar os “irresponsáveis e baderneiros” que insistem em negar a existência da doença e participam de aglomerações, a despeito de todas as orientações dos especialistas. “Teremos uma fiscalização implacável com quem ignora a doença. Não podemos deixar comerciantes sérios, bares sérios, gente séria, pagar por irresponsáveis”, disse o prefeito. As fiscalizações e combate a aglomerações serão intensificadas com equipes volantes integradas (compostas por fiscais, guardas municipais e Polícia Militar) e blitz realizadas com a Polícia Militar. 

 

Já o secretário de Saúde, Jackson Machado Pinto, alertou sobre a grande ocupação dos leitos de hospital, a escassez de mão de obra para atuar no atendimento e falta de equipamentos para comprar. “Se as pessoas não cooperarem pode explodir (a capacidade de atendimentos)”, afirmou. 

 

Alexandre Kalil ainda anunciou que já iniciou as conversas para a compra de 4 milhões de doses da vacina Sputnik V – produzida na Rússia. A estimativa é que o imunizante custe aos cofres públicos em torno de R$ 200 milhões, dinheiro já assegurado no orçamento do município. De acordo com o prefeito, a Prefeitura já está atuando nos entraves burocráticos para agilizar a aquisição das vacinas. 

 

Veja quais são as novas restrições em Belo Horizonte

 

A partir deste sábado (13) 

- Fechamento das praças e pistas de corrida/caminhada, incluindo a Orla da Pampulha.
- Aglomerações estão proibidas. 


A partir de segunda-feira (15)

- Comércio varejista da construção civil (comércio varejista de material de construção, tintas, solventes e materiais para pintura; material elétrico e hidráulico, vidros e ferragens; madeireira).


- Escolas de música, arte e cultura; escolas de idiomas; cursos diversos e centro de treinamento; centro de formação de condutores e cursos preparatórios. Atividades administrativas no local, bem como a realização de aulas on-line seguem autorizadas.


- Bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais não autorizados a receber clientes nas lojas só podem fazer delivery e funcionar com portas fechadas – proibida a retirada de produtos no local. 


- Loja de conveniência só poderá funcionar de segunda a sexta-feira, entre 7h e 18h, sem consumo no local. 


- Carros de lanches estão proibidos de funcionar.


- Atividades coletivas em espaços religiosos (missas, cultos) devem ser suspensas. Os espaços podem permanecer abertos. 


- O atendimento presencial ao público na Central de Relacionamento BH Resolve também será interrompido. Os cidadãos deverão acessar o portal de serviços da Prefeitura ou utilizar o aplicativo PBH APP (70 serviços disponíveis) para solicitar suas demandas ou para obter orientações sobre as alternativas criadas pela Prefeitura, nesse momento.

 

A Prefeitura solicita ainda aos empresários e gestores que priorizem, quando possível, a atuação remota de seus funcionários, em especial para atividades de escritório. Estudo para suspensão das atividades e serviços que podem ser feitos home office será anunciado em breve.