Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte tem programação extensa de carnaval neste fim de semana 
Foto: Danilo Candombe/PBH

Belo Horizonte tem programação extensa de carnaval neste fim de semana 

criado em - atualizado em

A maior festa de rua de Minas Gerais está de volta. Com uma programação extensa, plural e descentralizada, Belo Horizonte está pronta para mais um carnaval. Para 2023, são esperados mais de 500 desfiles de blocos de rua. Na primeira semana da folia, em período compreendido entre os dias 4 e 10 de fevereiro, mais de 30 grupos levarão às ruas da cidade muita música, alegria e diversidade. Confira a programação completa no Portal Belo Horizonte.

“É uma alegria enorme ver o Carnaval de Belo Horizonte retornando às ruas. Com programação descentralizada, teremos cerca de 30 blocos nas ruas da nossa cidade neste primeiro fim de semana. Agradecemos ao prefeito Fuad Noman pela confiança e apoio na nossa folia. O evento foi qualificado, com a integração da Prefeitura de Belo Horizonte, garantido a sua organização, segurança e acesso da população, turistas e visitantes. Com planejamento antecipado para melhor estruturação da festa, conseguimos como resultado uma folia diversa e plural”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Dando o pontapé na folia belo-horizontina, no dia 4 de fevereiro, o bloco Como te Lhama promete sacudir os foliões com muita música latina e cumbia na abertura da programação dos blocos de rua. A concentração acontece na rua Belém, no bairro Pompéia, a partir das 8h30. Ainda no dia 4, o tradicional bloco Trema na Linguiça se apresenta às 11h, com concentração na rua Benvinda de Carvalho, 277, no bairro Santo Antônio. A Fanfarra Feminina Sagrada Profana, bloco formado apenas por mulheres, desfila na regional Centro-Sul, com concentração na rua Mucuri, no bairro Floresta, às 13h. Fechando o primeiro dia de folia, o bloco Tamborins Tantãs se apresenta no hipercentro da capital, com concentração na avenida Augusto de Lima, 785. O grupo homenageará o carnavalesco Ney Mourão, figura lendária da folia na cidade que faleceu no ano passado.

No dia 5 de fevereiro, o destaque fica por conta do grupo Velha Guarda do Samba, que além da sua importância cultural para a festa da cidade, promete homenagear o sambista Mandruvá, importante figura do samba de Belo Horizonte que faleceu no início do mês passado. A apresentação acontece na Praça Rui Barbosa, no centro da capital mineira, às 13h. A Babadan Banda de Rua, que se apresenta também no domingo, é garantia de muita diversão e valorização da cultura afro na região Noroeste.  A concentração ocorre na rua XV de Junho, 50, no bairro Santo André, a partir das 14h. O bloco Buritis Guimarães Rosa também se apresenta neste domingo, às 8h, levando às ruas do bairro Belvedere a importante mensagem de conscientização ambiental. O bloco é inclusivo para mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência, democratizando o acesso à música e não exigindo experiência para tocar. A concentração acontece na rua de Pedestres, 500.

Fechando a primeira semana do Carnaval de Belo Horizonte, na próxima quinta-feira (09), o bloco Faça Amor Não Faça Guerra, tradicional bloco de vizinhos da região Noroeste, se apresentará na rua Guatambu, 10, no bairro Dom Cabral.  Na sexta-feira (10), o bloco Abre Te Sésamo desfila na avenida Afonso Pena homenageando o cantor Raul Seixas, criando novas versões rítmicas para as músicas do artista baiano. 

Para a folia de 2023, haverá gestão integrada, com cerca de 30 órgãos públicos trabalhando em conjunto. O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) irá monitorar o evento em tempo real. Também irá ocorrer acompanhamento georreferenciado dos blocos e serviços da cidade. A BHTrans já divulgou a operação de trânsito para este primeiro fim de semana de carnaval.

Carnaval 2023

A edição deste ano do Carnaval de Belo Horizonte está confirmada e já tem o período oficial divulgado: 4 a 26 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural. Na última edição, realizada em 2020, o carnaval teve 4,45 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.