Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte tem destaque especial no Fórum Internacional de Gastronomia
Foto: PBH/ Divulgação

Belo Horizonte tem destaque especial no Fórum Internacional de Gastronomia

criado em - atualizado em

Desde o reconhecimento pela Unesco com o título de Cidade Criativa da Gastronomia, Belo Horizonte vem sendo destaque em diversas agendas do setor pelo mundo. Entre os dias 28 de junho e 3 de julho, a Belotur, representando a capital mineira, participou do Fórum Internacional de Gastronomia - Mostra Culinária de Macau, na China. O evento aconteceu simultaneamente à ‘11th Macao International Travel Industry Expo’, feira de turismo mundialmente reconhecida. 

 

“Belo Horizonte foi designada como Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia em 2019, e desde então, a Belotur trabalha o setor como um dos principais pontos para a promoção turística do município. A participação ativa da nossa cidade em agendas da magnitude do Fórum Internacional de Gastronomia coloca a capital mineira no circuito do turismo gastronômico mundial, valorizando nosso destino e nossos sabores. Certamente, foi o principal encontro de Cidades Criativas da Gastronomia, após a pandemia, contribuindo para uma maior interação do segmento”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

 

Referência mundial em gastronomia, Belo Horizonte participou da agenda a partir do convite feito pelo Escritório de Turismo do Governo de Macau. O principal mote do Fórum foi promover o intercâmbio, a cooperação e o compartilhamento de intenções entre a região autônoma chinesa e outras Cidades Criativas da Gastronomia. Também participaram do evento autoridades, profissionais e acadêmicos do setor. 

 

Durante o evento, foram realizados dois encontros das 23 cidades que fazem parte do cluster da gastronomia mundial. Na primeira das agendas, a secretária da Unesco e coordenadora do programa das Cidades Criativas, Denise Bax, compartilhou aos atores do setor a visão de desenvolvimento criativo, sustentável, humanitário e social, por meio da gastronomia, da instituição. Na segunda reunião, os pontos focais das Cidades Criativas pela Gastronomia discutiram a implementação de uma nova ferramenta de acompanhamento das ações das cidades, que permitirá visualizar as áreas estratégicas de atuação do segmento em tempo real.

 

Como resultado desses encontros, as cidades de Belo Horizonte, Macau e Santa Maria da Feira, em Portugal, estão construindo um projeto de cooperação gastronômica previsto para acontecer em 2024, que leva em consideração a forte herança portuguesa em suas cozinhas. Aproveitando a oportunidade da viagem, representantes da Belotur, por sugestão da Sra Teresa Ho, responsável pela Comissão de Turismo de Hong Kong, realizaram visitas técnicas ao Lok Fu Place, hub de Gastronomia, HKCEC (Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong) e ao museu M +, localizado no West Kowloon, distrito de arte e cultura da cidade.

 

Além da representação institucional, a participação de Belo Horizonte foi destaque por meio da apresentação de dois pratos típicos da gastronomia da cidade feitos pelo chef Henrique Gilberto, em uma mostra culinária com degustação para o público do evento. O profissional preparou para os participantes releituras do Frango com Quiabo e a tradicional Vaca Atolada, despertando o interesse e o paladar do público presente. A escolha dos ingredientes e o modo de preparo das receitas realçaram a diversidade da gastronomia mineira. 

 

A integração de Belo Horizonte à rede internacional de Cidades Criativas da Unesco pela Gastronomia fortalece a estratégia de crescimento, dinamismo, formação, inclusão e sustentabilidade da cidade pela gastronomia. A Belotur segue empenhada em construir um programa de ações públicas em parceria com a cadeia produtiva, que abarque a gastronomia e a cultura alimentar e que promova o desenvolvimento do setor no contexto da economia criativa. 

 

Fórum Internacional de Gastronomia

 

Idealizado pelo Escritório de Turismo do Governo de Macau em 2016, período em que a região se preparava para integrar a Rede de Cidades Criativas de Gastronomia da Unesco, o Fórum Internacional de Gastronomia se consolidou como uma agenda intercontinental que busca conduzir discussões sobre o potencial da gastronomia e as possibilidades criativas que ela gera. Com participantes de mais 23 países, o Fórum ofereceu aos participantes a oportunidade de demonstrarem suas experiências, progressos e realizações.  Além de Belo Horizonte, outras três cidades brasileiras (Belém, Florianópolis e Paraty), que também possuem o título na mesma categoria, estiveram presentes na agenda.