Pular para o conteúdo principal

Avenida Brasil, no centro de Belo Horizonte
Foto: Divulgação/PBH

Belo Horizonte tem alguma ligação com a maioria das Seleções da Copa do Mundo

criado em - atualizado em
A Copa do Mundo já está chegando à sua reta final. E você sabia que a maioria das seleções que entraram em campo nesta edição possui algum tipo de ligação com Belo Horizonte? Isso porque “homenagens” estão espalhadas por vários pontos da capital, seja em nome de ruas, avenidas ou de viaduto. De acordo com um levantamento realizado pela Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel), 19 das 32 seleções estão nessa lista, mas, entre as finalistas, apenas a França está representada nas vias da capital.  
 
Esse trabalho de identificação das vias é feito pela Superintendência de Geoprocessamento Corporativo da Prodabel, responsável pela gestão da base de dados cartográfica digital oficial do Município de Belo Horizonte. Além de ser encarregada da manutenção do cadastro territorial, a Prodabel também realiza a integração das informações produzidas pelos diversos órgãos da Prefeitura. Essa base de dados está disponível para acesso pela população, seja para visualização através do BHMap (bhmap.pbh.gov.br/v2) ou para consultas, através do portal de dados abertos da PBH (dados.pbh.gov.br) ou do GeoPortal (geoportal.pbh.gov.br).
 

Localização

O destaque é que a maioria dos endereços consta em apenas dois bairros da cidade: o Copacabana, no limite entre as regionais Pampulha e Venda Nova, e o Sion, na região Centro-Sul. O primeiro deles possui oito ruas com nomes de países. São elas: Brasil, México, Inglaterra, Polônia, Egito, Argentina e Marrocos e França. Vale lembrar ainda que a avenida Portugal, na região da Pampulha, não está no bairro, mas é uma das principais vias de acesso para ele. 
 
Já o Sion, também famoso por suas ruas e avenidas com nomes de localidades, tem as ruas Colômbia, Uruguai, Panamá, Costa Rica, Peru e a República Argentina. 
No caso do Brasil, Belo Horizonte possui duas ruas e duas avenidas com este nome. As ruas ficam nos bairros Jardim Leblon e Vista Alegre. Já entre as avenidas uma está no bairro Serra Verde e a outra é uma das principais vias da região Centro-Sul da cidade, que liga as praças da Liberdade e Floriano Peixoto. 
 
Fecham a lista dos países as ruas Japão (Barroca), Islândia (Venda Nova), Nigéria e Tunísia (bairro Canaã, no limite com Santa Luzia). A França, além de uma localidade no Jardim Leblon, dá nome a uma rua no Jardim América, região Oeste da cidade. Há também o viaduto Senegal, que fica na avenida Antônio Carlos, região do bairro Lagoinha. 
 

Tradicionais

A lista dos 13 países que não possuem seu nome em qualquer via de Belo Horizonte tem algumas seleções consideradas tradicionais. Entre eles estão a Alemanha e Espanha, campeãs das duas últimas edições da Copa, e a anfitriã do torneio deste ano, a Rússia. Fecham a lista a Austrália, Dinamarca, Suécia, Croácia, Suíça, Irã, Bélgica, Coréia do Sul, Arábia Saudita e Sérvia.