4 December 2025 -
Belo Horizonte conquistou destaque nacional ao vencer o 1º lugar na categoria “Promoção e Marketing no Turismo” do Prêmio Nacional do Turismo 2025, promovido pelo Ministério do Turismo e pelo Conselho Nacional do Turismo (CNT). O reconhecimento foi concedido ao projeto “Menuuh: Experiências Turísticas de Belo Horizonte”, desenvolvido pela Belotur, em parceria com o Sebrae Minas, reafirmando a força da capital mineira na geração de experiências autênticas, criativas e conectadas aos seus territórios gastronômicos.
O prêmio foi recebido pela diretora de Marketing e Promoção Turística da Belotur, Marina Simão. A edição deste ano recebeu 379 inscrições, contemplando iniciativas de todas as regiões do país, e premiou os três primeiros colocados em 12 categorias que reuniram entes públicos, empresas privadas e organizações da sociedade civil. A cerimônia contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, que destacou o momento histórico do setor e a relevância de projetos inovadores e inclusivos para o desenvolvimento do turismo brasileiro.
O projeto vencedor, Menuuh, apresenta uma nova forma de vivenciar Belo Horizonte ao conectar turistas e moradores a experiências gastronômicas, culturais e afetivas por meio de uma curadoria qualificada. A iniciativa integra o posicionamento de BH como Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco, impulsionando o turismo de experiência e fortalecendo negócios locais.
Para a presidente da Belotur, Bárbara Menucci, o prêmio reforça o valor de iniciativas construídas com propósito. “A vitória de Belo Horizonte no Prêmio Nacional do Turismo com o Menuuh é um reconhecimento importante para a cidade e para todos que trabalham diariamente para fazer o turismo acontecer. Este projeto nasceu com a intenção de aproximar as pessoas dos nossos territórios gastronômicos, traduzindo, em experiências reais, tudo aquilo que torna BH uma cidade única. Estamos muito felizes com esse resultado, que reforça nossa capacidade de inovar sem perder de vista nossas raízes e nossa cultura”.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, celebrou o resultado, em Brasília. “Belo Horizonte se destaca como um dos destinos turísticos mais acolhedores e procurados do país, oferecendo uma rica herança cultural e arquitetônica que encanta seus visitantes. O Menuuh é resultado de um trabalho grandioso, que busca ampliar a oferta turística na cidade e fortalecer ainda mais os pequenos negócios. Este prêmio reforça a potência de Belo Horizonte nesta atividade promissora e aponta caminhos para a economia do turismo no país”.
A formatação das experiências do cardápio “Menuuh: Experiências Turísticas de Belo Horizonte” faz parte do projeto “Acelera Check-in Turismo”, trabalho da Belotur e do Sebrae Minas que mapeia os principais produtos e experiências turísticas da capital mineira, levando em consideração a demanda do mercado. Também participaram da produção do material os empreendedores do segmento de turismo que fazem parte do “Programa Belo Horizonte Receptiva”, iniciativa da Belotur que visa sensibilizar e capacitar os profissionais da cadeia produtiva da cidade, apoiando na estruturação e qualificação dos produtos e serviços ofertados a fim de comercializá-los de maneira eficaz.
O Prêmio Nacional do Turismo homenageia iniciativas que ampliam a competitividade dos destinos brasileiros e estimulam práticas de inovação, inclusão e sustentabilidade. Para Belo Horizonte, o reconhecimento reforça sua consolidação no cenário nacional e internacional, especialmente no campo da gastronomia e das experiências turísticas.
