Pular para o conteúdo principal

Palco da 20ª Parada Gay, realizada em julho de 2017, com várias pessoas no palco e muitas pessoas na plateia.
Foto: Amira Hissa/PBH

Belo Horizonte sedia I Fórum de Turismo LGBT de Minas Gerais

criado em - atualizado em
Com o lema "Entender, Enxergar e Diversar", o Museu Brasileiro do Futebol, no Mineirão, sedia o I Fórum de Turismo LGBT Minas Gerais, início de um espaço permanente de discussão e capacitação dos profissionais do turismo, visando a melhoria e ampliação do fluxo de turistas LGBT no estado. O evento, que tem apoio da Belotur, acontece no dia 24 de outubro, a partir das 9h.
 
Com a programação incluindo painéis, palestras e rodas de discussão, o Fórum pretende reunir profissionais da área do turismo durante todo o dia para entender o tema, enxergar os dados referentes ao crescimento deste segmento no Brasil e no mundo e debater sobre a diversidade do mercado, para colocar o estado de Minas Gerais em posição de destaque no turismo LGBT.
 
A realização do evento está a cargo do Circuito Turístico das Grutas de Minas Gerais em parceria com as empresas de produção de eventos AZ e Marca, da empresa de Turismo Receptivo A1 Turismo e do coletivo ECO das Artes. "São empresas e entidades que acreditam no grande potencial do estado para se tornar um promissor destino LGBT friendly", comenta Armando Siebler, sócio-proprietário da A1 Turismo e Viagens e um dos organizadores do fórum. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.
 

Sobre o Circuito das Grutas

O Circuito das Grutas é uma estância de governança regional que faz interlocução entre os municípios e governos em nível estadual, orientando e coordenando, em parceria com os Conselhos Municipais, a execução da política de turismo junto à cadeia produtiva local. Fazem parte 12 cidades: Cordisburgo, Paraopeba, Caetanópolis, Sete Lagoas, Inhaúma, Jequitibá, Baldim, Funilândia, Capim Branco, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Vespasiano.
 

Circuito LGBT belo-horizontino

Belo Horizonte tem o segundo maior circuito LGBT do Brasil, à frente do Rio de Janeiro e atrás apenas de São Paulo, segundo dados da Editora Guiya, a primeira rede de comunicação LGBT do país, com abrangência em sete capitais. No ranking atual, a megalópole paulista aparece com 131 points LGBT, enquanto Belo Horizonte surge com mais de 60 e o Rio, 50.
 
A elaboração do ranking da Editora Guiya tem base em critérios muito rígidos. Profissionais da editora visitam as capitais, fazem entrevistas e, com isso, mapeiam os points LGBT ou gayfriendly (simpatizantes). “Para incluirmos um local em nossos roteiros, temos que ter a certeza de que o público gay é realmente frequentador. Belo Horizonte me surpreendeu quando eu fiz minha primeira visita técnica à cidade. Fiquei completamente encantado”, afirma Welton Trindade, jornalista e editor do Guia Gay BH, que faz parte da Editora Guiya.
 
Os dados e as informações da Editora Guiya são animadores para o turismo em Belo Horizonte. Afinal, de acordo com a Organização Mundial do Turismo, de cada dez turistas, um é LGBT. Ainda segundo a entidade, 15% de toda a movimentação financeira turística do mundo vêm deste mesmo público.
 

Serviço

I Fórum de Turismo LGBT Minas Gerais
Data: 24 de outubro de 2017
Local: Auditório do Museu Brasileiro do Futebol, Arena Mineirão
 
Programação
9h – 9h15: Recepção, credenciamento e welcome coffee
9h15 – 9h30: Adriana Ferreira, Presidente do Circuito das Grutas – Abertura
9h30 – 9h45: Mineirão (Samuel Lloyd, diretor Comercial do Mineirão) – Boas vindas e programa anti LGBT fobia do Educativo do Mineirão
9h45 – 10h30: ENTENDER LGBT – Gênero, diversidade sexual, legislação
10h30 – 10h45: Perguntas
10h45 – 11h45: ENXERGAR o turismo LGBT- Informações e oportunidades sobre o turismo
11h45 – 12h: Perguntas
12h00 – 13h30: Almoço
13h30 – 15h30: DIVERSAR – Cases de ações para o turismo LGBT
15h10 – 15h30: Coffe break
15h30 – 18h: Discussão e elaboração de diretrizes para o turismo LGBT de Minas Gerais