Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte sedia Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental
Divulgação/PBH

Belo Horizonte sedia Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

criado em - atualizado em

A experiência da Prefeitura de Belo Horizonte na área de saneamento básico será apresentada no 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), realizado de 21 a 24 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte. Técnicos da SLU, da Urbel e das secretarias municipais de Obras e Infraestrutura, de Política Urbana e de Meio Ambiente vão mostrar os avanços da cidade nos setores de limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais e recuperação ambiental, além de conhecer outras soluções que possam ser aplicadas na capital.

 

Considerado o mais importante encontro sobre a engenharia sanitária e ambiental do Brasil, o Congresso da ABES terá como tema central “Saneamento Ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade”. Serão mais de 50 painéis de discussão e apresentação de cerca de 1 mil trabalhos técnico-científicos.

 

De acordo com a diretora de Planejamento da SLU e presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, seção Minas Gerais, Flávia Mourão, o congresso ocorre em um momento especial na discussão do saneamento do Brasil. “Estamos numa transição do Marco Legal do Saneamento, que impacta tanto as concessões dos serviços quanto a forma de financiamento das soluções relacionadas ao abastecimento de água, tratamento de esgotos e destinação dos resíduos sólidos”, aponta. De acordo com ela, o congresso é uma ótima oportunidade para debater o assunto e fomentar o avanço da regulamentação, para reduzir os conflitos e insegurança jurídica que dificultam a ampliação dos serviços.

 

Ela explica que o evento vai reunir as principais autoridades que atualmente estão conduzindo essa política. São representantes do Governo Federal, órgãos estaduais, prefeituras, companhias de saneamento, prestadores de serviço, reguladores e comunidade acadêmica. “É um espaço muito rico de troca de experiências e de informações, conhecimento de novas tecnologias e articulações para a melhoria de políticas públicas. Por ser em Belo Horizonte, temos possibilidade de ter um número maior de representantes das diversas áreas da Prefeitura”, diz. Um dos pontos que interessa a Prefeitura de Belo Horizonte e os demais municípios e que certamente será pauta de discussão são as novas regras estabelecidas no novo Marco Legal para a gestão e financiamento, especialmente aquelas que se aplicam à regionalização e à regulação dos serviços.

 

O Congresso da ABES, além de abranger as dimensões tecnológica, educacional e institucional, também trata de temas sociais, culturais, econômicos e políticos. Todos estes aspectos fazem do Congresso da ABES uma arena integrada na busca do avanço do saneamento rumo à universalização e do meio ambiente e pela melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

 

A expectativa de público é de quatro mil participantes. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte. Em conjunto com o Congresso será realizada a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (FITABES), reunindo os maiores e mais atuantes fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor de saneamento.