Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte se prepara para a 6ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa
Arte/PBH

Belo Horizonte se prepara para a 6ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza em maio as Pré-Conferências Municipais da Pessoa Idosa. As atividades, preparatórias para a 6º Conferência Municipal, estão organizadas por regionais e terão como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação”. Os interessados devem se inscrever previamente, preenchendo os formulários disponíveis na página da Conferência, no portal da PBH.

O primeiro encontro acontece em 13 de maio e vai reunir as regionais Centro Sul, Leste e Nordeste, das 13h30 às 16h30, no Centro de Educação Integral - CEI Imaculada Conceição (Rua Aimorés, 1.600, Funcionários). Na sequência, em 21 de maio, as regionais Barreiro, Noroeste e Oeste se encontram no Centro de Acolhida Betânia (Rua Cipriano de Carvalho, 574 - Cinquentenário), também das 13h30 às 16h30. As regionais Norte, Pampulha e Venda Nova concluem as Pré-Conferências no dia 27 de maio, no Clube Sírio (Av. Antônio Abrahão Caram, 350 - São José). Serão 300 vagas por dia.

Uma pré-conferência é um espaço para ouvir, preparar e mobilizar usuários e trabalhadores para a participação nas conferências municipais, com o objetivo de discutir e propor alternativas para os problemas e desafios identificados. É também o momento de eleger os delegados que definirão as propostas da Conferência Municipal, prevista para os dias 25 e 26 de junho.

Conferências

Os objetivos da Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas, diante dos desafios do crescente envelhecimento da população brasileira, são discutir e avaliar a efetividade das ações em execução, além de propor medidas que garantam os direitos fundamentais das pessoas idosas por diversas frentes, como saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, educação, cultura, esporte e lazer. Serão discutidas, ainda, políticas públicas promovidas pelas entidades dos executivos federal, estadual e municipal, que buscam garantir um envelhecimento digno, sem qualquer forma de discriminação, de violência e de violação dos direitos da pessoa idosa.