Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte recebe o Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes

Belo Horizonte recebe o Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes

16/09/2019 | 19:06 | atualizado em 17/09/2019 | 12:22

Na quinta e sexta-feira, dias 19 e 20 de setembro, o auditório JK da Prefeitura de Belo Horizonte recebe, a partir das 9h, a segunda edição do Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes. O evento, que faz parte do “fuTURISMO - Programa de Pesquisa e Inovação Turística”, tem como objetivo estimular e promover o debate sobre as políticas públicas e sobre as iniciativas de mercado voltadas para o tema das cidades e dos destinos turísticos inteligentes. A programação conta com a participação de profissionais reconhecidos internacionalmente para dois dias de painéis e workshops. As inscrições estão esgotadas.

 

“O conceito de cidades inteligentes se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana. Atenta aos movimentos globais relacionados ao tema, a Belotur, como órgão competente pelas políticas públicas e desenvolvimento das atividades turísticas em Belo Horizonte, continua na busca por estimular o debate crítico e o apoio à inovação que reforça o desenvolvimento sustentável do turismo na capital mineira”, afirma o presidente da Belotur, Gilberto Castro.

 

O seminário está dividido entre painéis, na parte da manhã, e workshops à tarde. O primeiro dia será dedicado a estudos de casos e oficinas relacionadas à temática das cidades inteligentes. Os presentes poderão conferir apresentações de exemplos de sucesso e boas práticas internacionais que tornam os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver. O evento terá início com o painel "As transformações digitais e o futuro do turismo urbano", mediado pela consultora em Turismo Digital Marta Poggi e com a presença do diretor da Tocks Projects Cartagena de Índias na Colômbia, Carlos Krauel, da coordenadora-geral de Meio Ambiente, Cultura e Economia do Ministério do Turismo, Nicole Facuri, e do diretor de Marketing da Província de Girona, na Espanha Jaume Marin. Na parte da tarde, o evento terá dois cursos: de Branding e de Transformação Digital.

 

Na sexta-feira, o foco será a gastronomia como elemento indutor dos destinos turísticos inteligentes. A proposta é tratar sobre o futuro do setor, das relações e dinâmicas do turismo gastronômico e dos processos inovadores neste segmento de relevância para vários destinos turísticos. Rusty Marcellini, pesquisador e comentarista de gastronomia, mediará o painel "As práticas inovadoras e os destinos turísticos gastronômicos", que terá como palestrantes convidados o diretor da Smart Food Paris, Clément Chevrette, o vice-presidente da Peruvian Experience Lima, Cesar Lopez Lazo, o fundador e CEO da Reviewr Florianópolis, Santiago Edo, e da idealizadora e proprietária do Armazém Roça Grande em Belo Horizonte, Mariana Gontijo. A programação segue na parte da tarde, com workshops de Storytelling e Design Thinking.

 

Vale lembrar que o destaque para o segmento corrobora o trabalho desenvolvido pela Prefeitura, por meio Belotur, em prol da candidatura de Belo Horizonte para integrar a Rede Cidades Criativas da Unesco pela Gastronomia. O seminário foi incluído no dossiê de candidatura como um dos processos de desenvolvimento gastronômico de Belo Horizonte.

 

 

Sobre o fuTURISMO

Nos últimos dois anos, a Belotur tem trabalhado o estímulo, fomento e desenvolvimento de ações permeadas pela inovação, criatividade e tecnologia, por meio do programa fuTURISMO - Programa de Pesquisa e Inovação Turística. Ele tem como objetivo potencializar Belo Horizonte como um polo de inovação e desenvolvimento digital no setor do turismo, para consolidar a capital mineira como um destino turístico inteligente, competitivo e sustentável. O Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes é uma das ações desenvolvidas dentro do programa.

 

O programa fuTURISMO mescla em seu título duas palavras (futuro/turismo) em uma derivação para designar o conjunto de diretrizes, critérios, medidas e ações que a Belotur prepara para incorporar em sua atuação como órgão de desenvolvimento e fomento das atividades turísticas e associadas em Belo Horizonte. A inspiração para o nome parte da perspectiva de que o turismo trabalha cada vez mais sob as previsões e projeções práticas e teóricas ao lidar comportamentos dos consumidores e as tendências do setor que passam por mudanças dinâmicas em decorrência dos avanços tecnológicos e dos novos perfis dos turistas.

 

 

Programação

19 de Setembro de 2019

9h – Credenciamento e café de boas-vindas

9h30 – Abertura oficial

10h - Painel "As transformações digitais e o futuro do turismo urbano"

 

  • Palestrantes

Carlos Krauel - Diretor da Tocks Projects Cartagena de Índias/Colômbia

Nicole Facuri Coordenadora-Geral de Meio Ambiente, Cultura e Economia do Ministério do Turismo Brasília/Brasil

Jaume Marin - Diretor de Marketing da Província de Girona/Espanha

Mediação:

Marta Poggi - Consultora em Turismo Digital Campinas/Brasil

 

12h – Almoço

14h às 18h – Curso de Branding - Sala 2

14h às 18h – Curso de Transformação Digital - Sala 3

 

20 de Setembro de 2019

9h – Credenciamento e café de boas-vindas

9h30 - Painel "As práticas inovadoras e os destinos turísticos gastronômicos"

 

  • Palestrantes

Clément Chevrette - Diretor da Smart Food Paris/França

Cesar Lopez Lazo - Vice-Presidente da Peruvian Experience Lima/Peru

Santiago Edo - Fundador e CEO da Reviewr Florianópolis/Brasil

Mariana Gontijo - Idealizadora e proprietária do Armazém Roça Grande Belo Horizonte/Brasil

Mediação:

Rusty Marcellini - Pesquisador e comentarista de gastronomia Belo Horizonte/Brasil

 

12h – Almoço

14h às 18h – Curso de Storytelling - Sala 2

14h às 18h – Curso de Design Thinking - Sala 3

Inscrições aqui

 

 

Minicurrículo dos palestrantes e mediadores

Palestrantes

 

  • Carlos Krauel - Tocks Projects/Colômbia

Carlos conhece o setor de Turismo em profundidade e sob múltiplos pontos de vista. Em 2001, fundou a consultoria de marketing de turismo GMT, tendo realizado projetos relevantes na Colômbia, Equador, Argentina, Uruguai e Cuba, além de iniciativas globais. Em 2012, fundou a startup Womity, que desenvolve uma ferramenta social para tomada de decisão em grupo e acesso a produtos e serviços personalizados. Em 2013, fundou a TOCK Projects, consultoria especializada em turismo, desenvolvimento e tecnologia.

 

  • Nicole Facuri - Ministério do Turismo/Brasil

Atualmente é Coordenadora-geral de Meio Ambiente, Cultura e Economia do Ministério do Turismo Brasileiro. Realizou a coordenação técnica do Plano de Turismo Criativo de Brasília 2016-2019 e da candidatura de Brasília à Rede de Cidades Criativas da Unesco e trabalhou com planejamento, implementação e gestão de políticas públicas em órgãos como Embratur, Ministério do Turismo e Agência Brasileira de Promoção da Exportação e Investimentos - Apex Brasil. Atua como consultora nas áreas de turismo, cultura e meio ambiente.

 

  • Jaume Marin - Girona/Espanha

Diretor de marketing da Costa Brava Girona Tourist Board, na Espanha, um dos destinos mais inovadores do marketing digital. Jaume tem liderado projetos de sucesso como pioneiro nas relações com blogueiros de viagens, incluindo a co-organização da TBEX 2012 e 2015. Docente da Universidade de Girona e palestrante em conferências de turismo em todo o mundo, é um orgulhoso apoiador da narrativa e engajamento, do poder dos blogs, da comunicação e dos relacionamentos.

 

  • Clément Chevrette - Smart Food Paris/França

Clement Chevrette é formado pela Universidade Paris-Dauphine. Depois de uma carreira em consultoria de recursos humanos, aventurou-se no empreendedorismo na China. Chefe da Smart Food Paris, lançou em 2016 a plataforma de inovação Paris & Co, dedicada ao setor de alimentos, que reúne parceiros corporativos e institucionais importantes e startups dedicados à inovação no setor.

 

  • Cesar Lopez Lazo - Peruvian Experience/Peru

Cesar Lopez Lazo é o vice-presidente da Peruvian Experience, um espaço turístico interativo em que os visitantes podem vivenciar uma experiência turística completa, com tour histórico, cooking experience, pisco experience, degustação e danças típicas. Segundo Lazo, 9 em cada 10 turistas que visitam o Peru estão em busca de suas riquezas culturais e gastronômicas.

 

  • Santiago Edo - Reviewr/Brasil

Com mais de 25 anos de carreira em administração e marketing, é fundador e CEO da reviewr, primeira solução de gestão de reviews e reputação on-line do país. A startup foi incubada no MIDI Tecnológico, mantido pela ACATE e SEBRAE; e passou pelo programa de aceleração da Darwin Startus e Inovativa Brasil, além do Programa de Capacitação StartupSC. Em pouco mais de dois anos, já conquistou grandes resultados e clientes de porte nacional, enquanto Santiago passou a dividir sua experiência em palestras em todo o Brasil.

 

  • Mariana Gontijo - Armazém Roça Grande/Brasil

Proprietária e chef dos restaurantes Roça Grande e O Tacho, empreendimentos que buscam preservar a riqueza e simplicidade da vida na roça e da cultura alimentar caipira. Mariana foi uma das finalistas do “Fecha a Conta”, reality show do programa “Mais Você”, da TV Globo. Gastrônoma, atua como palestrante, consultora e jurada. Nascida em Moema (MG), cresceu em meio a grandes cozinheiras do cerrado e se dedica ao resgate e à valorização das receitas e técnicas regionais, dos ingredientes típicos e nativos.

 

Mediadores

  • Rusty Marcellini

Viaja pelo Brasil atrás de histórias fascinantes de pessoas que lidam com a gastronomia. Desde 2004, já visitou todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O resultado deste trabalho são livros, vídeos, fotografias, curadorias e palestras. Rusty é comentarista de gastronomia dos programas CBN Sabores (rede nacional e local) e jurado do reality Cozinheiros em Ação, do Canal GNT. Dá aulas de culinária e realiza excursões gastronômicas pelo Brasil e pelo mundo.

 

  • Marta Poggi - Consultora Turismo Digital/Brasil

Palestrante, consultora, blogueira e conteudista, fundadora do Blog Agente no Turismo e sócia da Strategia Consultoria. Tem como missão orientar empresários e profissionais do turismo, para desenvolver seus negócios, aumentar a performance e melhorar comunicação com o mercado. Estrategista digital para turismo, é formada em Economia, especializada em Marketing Turístico, tem MBA em Marketing Estratégico e mestrado em Turismo. Realiza diversas palestras e cursos com foco em tendências e inovação do Turismo, atua como consultora em projetos do SEBRAE, Ministério do Turismo, CNTur, BRAZTOA e ABAV. É colunista do portal Mercado & Eventos, autora de diversos artigos e coautora do livro E-turismo: internet e negócios do turismo.