3 Maio 2022 -
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente acaba de receber 6.855 novas mudas de espécies arbóreas para plantio nos parques e áreas verdes municipais. Esse quantitativo é fruto de compensações ambientais de processo de licenciamento ambiental para Intervenção em Área de Preservação Permanente (APP). As mudas foram entregues ao Jardim Botânico de Belo Horizonte para serem preparadas e desenvolvidas até chegarem ao momento certo para o plantio.
As mudas pertencem a várias espécies da flora nativa brasileira, com um tempo de crescimento que varia de 6 a 10 anos, dependendo da região e local. Vale destacar que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou, em 2021, o plantio de 16.301 mudas de árvores. O número supera as 15.476 árvores plantadas no ano anterior, bem como a meta para 2021, que era de 15 mil árvores.
Além deste quantitativo, já foram destinados pela pasta mais de 8.300 mudas para o plantio em ações, envolvendo diversas áreas da administração municipal, para manutenção da arborização da cidade.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, atividades como esta são fundamentais para melhorar a qualidade de vida nos espaços urbanos e devem ser multiplicadas.
“Enquanto houver mudas, o nosso objetivo será plantar. Somos uma capital com milhões de habitantes e uma vegetação que favorece, por meio dos seus serviços ecossistêmicos, o desenvolvimento sustentável do município. Nesse sentido, precisamos de plantios de árvores ordenados e regulares para contrabalancear os impactos ambientais das intervenções antrópicas. O plantio dessas mudas devolverá a Belo Horizonte a vegetação que os processos de urbanização tiram de nós, resgatando ecossistemas e promovendo melhoria qualidade de vida no município”, destaca.