Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte recebe investimentos alemães para produção de hidrogênio verde
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Belo Horizonte recebe investimentos alemães para produção de hidrogênio verde

criado em - atualizado em

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, se encontrou na tarde deste domingo (12) com o Vice-Chanceler da Alemanha, Robert Habeck, durante evento de lançamento da Pedra Fundamental da construção da Primeira Fábrica de Hidrogênio Verde do Brasil, na sede da empresa Neuman & Esser (NEA), no bairro Olhos D’água, em Belo Horizonte.

Fuad Noman comemorou o investimento em energia verde na capital. “Esse investimento é importante não só para a capital como também para o mundo. Nós estamos em uma era de mudança completa da matriz energética do mundo. Para Belo Horizonte é uma alegria muito grande poder participar desse momento tão importante do início de um novo tipo de energia limpa. Nós queremos daqui uns anos ser uma cidade de emissão zero de carbono, e claramente a energia verde permitirá que isso aconteça”, afirmou o prefeito.

O grupo Neuman & Esser (NEA) vai investir R$ 70 milhões na expansão do parque industrial da empresa e na construção da primeira fábrica de geradores de Hidrogênio Verde da América Latina, na unidade da empresa em Belo Horizonte. A fábrica deve estar em funcionamento no prazo de um ano, com uma geração de 75 empregos diretos e cerca de 200 indiretos.

Ministro alemão conhece experiência de BH na produção de alimentos

Além do encontro com o Vice-Chanceler, a comitiva que acompanha o Ministro de Estado da Agricultura e Alimentação da Alemanha, Cem Özdemir, em visita diplomática ao Brasil, conheceu a experiência de Belo Horizonte na produção de alimentos dentro da cidade. A atividade aconteceu na Horta Tudo Saudável, no bairro Jardim Vitória, nesta tarde.

 

A política de Agricultura Urbana foi apresentada ao grupo pela subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional do município, Darklane Rodrigues, sua equipe, a presidenta do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Andrea Silva, e por agricultores que atuam na Horta Tudo Saudável.

 

Imagem da visita de ministro alemão


Foram destacados os investimentos recentes do município para incentivo de grupos de agricultoras e agricultores, além dos impactos desse investimento formando uma grande rede, desde a recuperação de áreas ociosas até o enfrentamento da fome.

“São mais de 102 mil metros quadrados de produção de alimentos na cidade e, desde 2017, temos áreas produtivas em todas as regiões da cidade, chegando a 56 no início deste ano. Disponibilizamos áreas públicas para implantação de unidades produtivas coletivas comunitárias, que podem ser hortas, agroflorestas, compostagem, criação de animais, entre outros tipos de cultivos. Nosso objetivo é que a agroecologia seja uma estratégia de fortalecimento de sistemas alimentares sustentáveis e esteja em consonância com os objetivos de desenvolvimento sustentável, fomentando o acesso à alimentação adequada, à produção de alimentos, à autonomia de agricultores e agricultoras e a construção social de mercados para agricultura urbana e agricultura familiar”, detalhou a subsecretária Darklane Rodrigues.

Durante a visita, os participantes fizeram uma caminhada pela Horta e experimentaram produtos feitos pelos próprios agricultores, com itens que vieram direto da horta.

“Gostaria de agradecer, em nome da delegação, que tem muitos especialistas na área, de termos a oportunidade de estar aqui. Estamos, de fato, muito interessados em saber o que é feito aqui, pois trazer a agricultura para dentro da área urbana é um assunto que nos interessa muito. Estamos refletindo sobre como alimentar nossos filhos no futuro e terminamos a visita muito impressionados com tudo que vimos”, destacou o ministro.

A visita ocorre no âmbito do “Encontro Econômico Brasil Alemanha 2023”, sob o tema “Novas abordagens sobre energia, clima e digitalização", e que acontecerá entre os dias 13 e 14 de março em Belo Horizonte. O objetivo do evento é debater iniciativas para a ampliação do fluxo de comércio e investimento entre Brasil e Alemanha, além de fortalecer as relações de cooperação bilateral.