Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela PBH
Foto: Arte/PBH

Belo Horizonte não terá vacinação contra a Covid-19 neste sábado, dia 19

criado em - atualizado em

 Devido ao quantitativo de doses de vacinas enviado à capital na última remessa, neste sábado, dia 19, não haverá imunização contra a Covid-19 em Belo Horizonte. Conforme tem sido feito pela Prefeitura desde o início da campanha, as vacinas estão garantidas para todos os grupos já contemplados, mas não há doses suficientes para convocar novos públicos. 

 

Nesta sexta-feira, dia 18, o secretário de Saúde, Jackson Machado, cobrou do governo estadual medidas efetivas para que mais imunizantes sejam destinados a Belo Horizonte. E também que a capital volte a receber cerca de 14% das vacinas encaminhadas ao estado em cada lote, uma vez que a população da capital corresponde a algo em torno de 12% de Minas Gerais.  

 

Nas últimas três remessas o percentual foi inferior, chegando a apenas 3,3% do lote enviado na semana passada, o que representou uma redução de cerca de 50 mil vacinas para Belo Horizonte. Com isso, não puderam ser imunizados as pessoas de 53 a 55 anos. Ainda de acordo com o secretário, já foram aplicadas em Belo Horizonte 1.305.220 doses de imunizantes, dos quais 240.043 foram destinados a pessoas que não moram, mas trabalham na capital. 

 

Além disso, segundo dados da Secretaria de Saúde, 35% das solicitações de internações em leitos de UTI e 25% dos pedidos para os leitos de enfermaria Covid são de pessoas que não moram na capital. “Então, é interesse de Belo Horizonte que pessoas de outras cidades sejam vacinadas. Não estamos brigando com os demais municípios por causa de vacinas, mas cobrando que o governo estadual seja mais pró-ativo”, disse Jackson Machado. 

 

Uma nova remessa de imunizantes foi enviada para Minas Gerais nesta sexta-feira. O município aguarda informações sobre a quantidade de vacinas que será repassada e fará a retirada das doses para ampliação de grupos, assim que autorizado. A Secretaria Municipal de Saúde reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata continuidade do processo de imunização. 

 

Grupos já convocados

 

Na segunda-feira, dia 21, a vacinação segue para grupos já convocados e que por alguma razão ainda não compareceram aos locais. O horário de funcionamento será das 7h30 às 16h30 para pontos fixos e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. 

 

Os usuários devem ficar atentos aos locais de vacinação, já que por questões de logística os pontos são alterados frequentemente. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura, neste link.