Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte ganha novo Centro de Testagem e Aconselhamento

criado em - atualizado em
Na quinta-feira, 27 de dezembro, a Prefeitura de Belo Horizonte entregou para a população a nova sede do Centro de Testagem e Aconselhamento. A nova unidade está localizada no 3º andar do Shopping UAI (rua Saturnino de Brito, 17, Centro). No local, a população tem acesso a insumos de prevenção, material informativo, teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C, aconselhamento e encaminhamento aos serviços de saúde da Prefeitura de Belo Horizonte. Antes da mudança para o novo endereço, o Centro funcionava na rua Carijós, 526.


A abertura do novo equipamento de saúde contou com a presença do vice-prefeito Paulo Lamac, que destacou a importância dos serviços ofertados no Centro de Testagem e Aconselhamento. “Mesmo com a crise que está afetando o país e o estado, o Município está abrindo um novo espaço que vai oferecer, com estrutura acolhedora e aconchegante, testes rápidos de forma anônima, em uma região que tem um grande fluxo de pessoas, ampliando o acesso aos serviços”, considerou.


Para o secretario municipal de saúde, Jackson Machado Pinto, o novo Centro de Testagem vem ao encontro da ideia da Prefeitura de fazer a saúde ir onde o povo está “Essa região é de extrema importância, onde circulam muitas pessoas. Esse espaço vai facilitar o acesso aos testes rápidos, além do aconselhamento e encaminhamento daquelas pessoas que forem positivas para os outros serviços de saúde que a Prefeitura oferece”, explicou.

 
O atendimento na nova sede será iniciado no dia 2/1/2019. A equipe da unidade é formada por assistente social, psicólogo, enfermeira, técnico de enfermagem, farmacêutico e administrativo. O serviço funciona por demanda espontânea, ou seja, não é necessário agendamento prévio. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. A testagem rápida é realizada das 8h às 11h e das 12h às 16h.
  


Rede SUS-BH

Além da nova unidade, a população conta com o Centro de Testagem e Aconselhamento do Sagrada Família, com o Centro de Treinamento e Referência em Doenças Infecciosas e Parasitárias Orestes Diniz, no bairro Santa Efigênia, e ainda com a Unidade de Referência Secundária Centro-Sul, no bairro Funcionários. Juntos, esses serviços realizaram mais de 76 mil testes rápidos contra HIV, sífilis e hepatites B e C, em 2018.