Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte conta com mais de 400 academias em praças e espaços públicos
Foto: Vilma Tomaz

Belo Horizonte conta com mais de 400 academias em praças e espaços públicos

criado em - atualizado em

Espalhadas por todas as regionais de Belo Horizonte, as academias a céu aberto se tornaram parte da rotina de quem busca se exercitar perto de casa. São mais de 400 estruturas gratuitas, distribuídas por toda a cidade. 

Os equipamentos permitem exercícios de fortalecimento, alongamento e mobilidade. Na prática, isso significa que um morador pode sair para caminhar e, no mesmo espaço, utilizar aparelhos para complementar o treino, sem custo.

Além da atividade física, os espaços ajudam a dar vida às praças. Em muitos bairros, é comum ver grupos se reunindo no início da manhã ou no fim da tarde, transformando os locais em pontos de convivência.

A lista completa de endereços está disponível na página da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

A política pública teve início em 2011 e, desde então, a Prefeitura de Belo Horizonte mantém a presença das academias a céu aberto nos bairros. Nos últimos anos, o investimento tem avançado também com implantação dos aparelhos de calistenia, ampliando as opções para a pratica esportiva e de lazer nos espaços públicos da cidade.