Pular para o conteúdo principal

Praça da liberdade
Foto: Qu4rto Studio

Belo Horizonte comemora Semana do Turismo com roteiros a pé gratuitos

criado em - atualizado em

Nesta terça-feira (27) comemora-se o Dia Mundial do Turismo, data celebrada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1980. E quem vai ganhar presente são os moradores da capital, que terão três dias na semana com roteiros a pé gratuitos por pontos turísticos da cidade guiados por profissionais da área (veja a programação abaixo).  Os interessados em curtir a iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte devem retirar os ingressos on-line (links abaixo).

 

Os passeios a pé foram elaborados com o intuito de proporcionar aos moradores revisitar pontos da cidade com novos olhares, vivenciando experiências com ênfase na história, na arte urbana e na arquitetura da cidade. Os roteiros serão guiados por Neuma Horta, guia de turismo, historiadora e mestre em Turismo pela Universidade de Brasília (UNB).

 

De acordo com Gilberto Castro, presidente da Belotur, a ideia é estimular a relação de pertencimento, desenvolvendo sentimentos de identidade, orgulho, cidadania e, com isso, garantir o bem-estar social, característico de uma cidade mais feliz. Com os roteiros, moradores podem reconhecer os atrativos de Belo Horizonte, sendo capazes de promover o que Belo Horizonte tem de mais surpreendente.

 

“Uma das prerrogativas da atividade turística é a promoção do bem-estar social. Quem primeiro deve se beneficiar do turismo é a própria comunidade. Para tal ela precisa se conhecer, se amar e se valorizar. Antes de serem preparadas para receber turistas, as cidades devem estar preparadas para receber seus próprios moradores”, comenta Gilberto.

 

A Semana do Turismo de Belo Horizonte possui vínculo direto com o Programa de Posicionamento e Marketing do Destino, idealizado pela Belotur em 2021, visa fomentar a atividade turística, apoiando a construção e implementação de ações que trabalham a promoção do destino e a valorização do trade turístico, bem como dos profissionais e agentes do turismo local.

 

Roteiros:

 

29/9 (quinta-feira): manhã

Praça da Liberdade: Visita à Praça da Liberdade, que abriga prédios históricos que foram transformados em museus e espaços com vocação para a arte, a cultura e a preservação do patrimônio.

Ingressos

 

9h: Ponto de encontro em frente coreto da Praça da Liberdade;

9h15: Início da visita guiada pela Praça da Liberdade;

10h: Visita interna no Museu Memorial da Vale;

10h30: Início da visita no CCBB;

12h: Encerramento.

 

30/9 (sexta-feira): tarde

Museus da Cidade: a caminhada levará os participantes a três museus com muita história para contar: o Museu Mineiro, o Ponto Cultural CDL e o Museu de Arte Popular. Uma tarde de vivências em espaços com muitos vínculos entre histórias e pessoas. 

Ingressos

 

13h: Ponto de encontro em frente ao Museu Mineiro;

13h15: Visita no Museu Mineiro;

14h15: Saída do Museu Mineiro, com destino ao Ponto Cultural CDL;

14h25: Chegada no Ponto Cultural CDL e visita guiada interna;

15h10: Saída do Cultural CDL com destino Museu de Arte Popular;

16h: Visita no Museu de Arte Popular;

17h: Encerramento.

 

1º/10 (sábado): manhã

BH: Arte e Arquitetura: O passeio inicia-se com uma visita à Igreja de São José. Após, caminhada pelo Centro, passando pelos edifícios Acaiaca, Sulacap e Sulamérica, além do prédio do Castelinho, os participantes seguirão pelo Viaduto de Santa Tereza até a Rua Sapucaí, onde poderão admirar as empenas pintadas por artistas do Projeto CURA (Circuito de Arte Urbana). O encerramento será no Museu de Artes e Ofícios, com o intuito de estabelecer um paralelo entre a arte tradicional e as formas de manifestações contemporâneas.

Ingressos

 

8h30: Ponto de encontro em frente à Igreja de São José;

8h40: Visita guiada na Igreja de São José; 

9h10: Edifícios Acaiaca, Sulacap e Sulamérica (Mural do artista Robinho Santana - CURA); 

9h30: Caminhada pelo Viaduto de Santa Tereza (Mural Milu Correch e Mural Marina Capdevila - CURA); 

9h: Rua Sapucaí com Mirante Cura (murais de Davi Melo, Thiago Mazza, Comum, Empena de Letras, Acidium Project, Hyuro, Criola e Priscila Amoni); 

10h: Caminhada até o Museu de Artes e Ofícios; 

10h20: Visita guiada do Museu de Artes e Ofícios; 

12h: Encerramento.