Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte apresenta sua gastronomia em evento internacional da Unesco
Foto: Divulgação

Belo Horizonte apresenta sua gastronomia em evento internacional da Unesco

criado em - atualizado em

Aposta estratégica no posicionamento, promoção e desenvolvimento de políticas e atividades da cidade, a gastronomia mineira será o mote central da participação de Belo Horizonte na XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, em Santos (SP). O evento, sediado pela primeira vez na América Latina, tem como tema “Criatividade, caminho para a igualdade” e recebe representantes de quase 300 cidades de 90 países, até a próxima sexta-feira (22).

 

Nesta quinta-feira (21), a gastronomia belo-horizontina será apresentada na Conferência com a participação especial do chef Flávio Trombino, do Restaurante Xapuri, indicado pela Frente da Gastronomia Mineira, que executará, durante a programação do evento, uma cozinha-show, com a releitura do Kaol, prato característico da culinária da cidade. A apresentação acontecerá nos Arcos do Valongo, no Centro Histórico de Santos, às 18h30.

 

“A Conferência Anual é a primeira oportunidade para que haja, no pós pandemia, uma interação e integração entre as quase 300 cidades membros da rede Unesco, troca de experiências e construção de parcerias. A Belotur e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, representando Belo Horizonte, possuem agendas com representantes de diversas cidades, como Mérida, no México, coordenadora do cluster da Gastronomia da rede da Unesco,  para traçar ações conjuntas de intercâmbio de boas práticas focadas na inovação e sustentabilidade gastronômica”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

Designada pela Unesco como Cidade Criativa pela Gastronomia desde 2019, Belo Horizonte foi convidada a participar da Conferência para apresentar as ações de valorização da gastronomia da cidade e das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional. Ao receber esse reconhecimento, a capital mineira tem o objetivo de fomentar a indústria criativa local, impulsionar negócios, compartilhar as melhores práticas e políticas públicas de desenvolvimento sustentável e de inclusão social, além de tornar a cidade referência no turismo gastronômico. A representação de Belo Horizonte nos eventos oficiais anuais da Rede é uma das exigências da Unesco para manutenção do título.