Pular para o conteúdo principal

Dezenas de participantes da conferência ouvem apresentação das propostas em Conferência Local de Saúde.
Foto: Regional Barreiro

Barreiro comemora participação em debates sobre o SUS

16/05/2017 | 16:00 | atualizado em 01/06/2017 | 09:52

"SUS: nenhum direito a menos" é o tema central dos debates iniciados há dois meses nas unidades básicas de saúde do Barreiro. Moradores e profissionais da Rede Municipal de Saúde estão discutindo e elaborando propostas de melhoria no atendimento com o objetivo de apresenta-las na 14ª. Conferência Municipal de Saúde e subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde 2018/2021.

 

A população e os trabalhadores e gestores da Saúde da região do Barreiro participaram ativamente das conferências locais realizadas em todos os 20 centros de saúde da região, realizadas entre 3 de março a 29 de abril.  Neste período, cerca de 1500 pessoas se dedicaram a discutir o tema, uma média de participação de 70 pessoas por unidade de saúde.

Mais de 120 pessoas compareceram nos centros de saúde Lindeia e Vila Cemig. “Fizemos uma parceria com a escola. A diretoria nos cedeu o espaço, fez o convite para os pais e liberou os professores para participarem conosco”, explica a gerente do Centro de Saúde Vila Cemig, Cibele Ferreira. “Com isso, surgiram muitas propostas de trabalho conjunto da saúde com a educação”, comemora.

 

Recordista de propostas, com 116 sugestões, o Centro de Saúde Miramar realizou seu debate no dia 17 de abril. Ao todo, foram apresentadas 1.148 propostas e eleitos 232 delegados, sendo 50% usuários, 25% gestores, prestadores de serviço e formadores de opinião e 25% trabalhadores da saúde.

 

Os eleitos vão se reunir para discutir e selecionar as propostas encaminhadas para a Conferência Municipal. A seleção das propostas e eleição dos delegados que representarão o Barreiro na etapa municipal das discussões serão realizadas na XIV Conferência Distrital, a ser realizada nos dias 19 e 20 de maio, na Faculdade UNA Barreiro (Av Afonso Vaz de Melo, 640, Barreiro). 

 

A Conferência Municipal será realizada de 8 a 10 de junho. A seguir as propostas serão levadas para a Conferência Estadual e, por fim, à Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.

 

Para Elas

Durante a Conferência Regional, os delegados poderão conhecer o trabalho de um grupo de mulheres da região. Bijuterias restauradas em oficinas oferecidas no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Petrópolis, serão expostas e comercializadas. Elas são resultado do Projeto “Para Elas – Por Elas, Por Eles, Por Nós”, realizado  de forma intersetorial pela Saúde e Assistência Social. O objetivo é promover o fortalecimento de vínculos e gerar renda para mulheres em situação de vulnerabilidade e violência.

Seis pessoas cantam de pé e três pessoas tocam violão na abertura de Conferência Local
Seis pessoas cantam de pé e três pessoas tocam violão na abertura de Conferência Local
Grupo de oito pessoas em círculo discutem propostas
Grupo de oito pessoas em círculo discutem propostas

Últimas Notícias

"Savassi é da Gente" mostra Soul BH Cultura de Rua dia 22/7

Evento realizado na Savassi também tem atrações como festival de jogos de tabuleiros e brincadeiras infantis antigas no domingo, 22 de julho

20/07/2017 | 17:18

BH em Cantos: Museu da Moda

Sediado em bela edificação centenária no centro de Belo Horizonte, espaço é o primeiro museu público destinado ao tema no Brasil. 

20/07/2017 | 16:02