Pular para o conteúdo principal

Dezenas de participantes da conferência ouvem apresentação das propostas em Conferência Local de Saúde.
Foto: Regional Barreiro

Barreiro comemora participação em debates sobre o SUS

16/05/2017 | 16:00 | atualizado em 01/06/2017 | 09:52

"SUS: nenhum direito a menos" é o tema central dos debates iniciados há dois meses nas unidades básicas de saúde do Barreiro. Moradores e profissionais da Rede Municipal de Saúde estão discutindo e elaborando propostas de melhoria no atendimento com o objetivo de apresenta-las na 14ª. Conferência Municipal de Saúde e subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde 2018/2021.

 

A população e os trabalhadores e gestores da Saúde da região do Barreiro participaram ativamente das conferências locais realizadas em todos os 20 centros de saúde da região, realizadas entre 3 de março a 29 de abril.  Neste período, cerca de 1500 pessoas se dedicaram a discutir o tema, uma média de participação de 70 pessoas por unidade de saúde.

Mais de 120 pessoas compareceram nos centros de saúde Lindeia e Vila Cemig. “Fizemos uma parceria com a escola. A diretoria nos cedeu o espaço, fez o convite para os pais e liberou os professores para participarem conosco”, explica a gerente do Centro de Saúde Vila Cemig, Cibele Ferreira. “Com isso, surgiram muitas propostas de trabalho conjunto da saúde com a educação”, comemora.

 

Recordista de propostas, com 116 sugestões, o Centro de Saúde Miramar realizou seu debate no dia 17 de abril. Ao todo, foram apresentadas 1.148 propostas e eleitos 232 delegados, sendo 50% usuários, 25% gestores, prestadores de serviço e formadores de opinião e 25% trabalhadores da saúde.

 

Os eleitos vão se reunir para discutir e selecionar as propostas encaminhadas para a Conferência Municipal. A seleção das propostas e eleição dos delegados que representarão o Barreiro na etapa municipal das discussões serão realizadas na XIV Conferência Distrital, a ser realizada nos dias 19 e 20 de maio, na Faculdade UNA Barreiro (Av Afonso Vaz de Melo, 640, Barreiro). 

 

A Conferência Municipal será realizada de 8 a 10 de junho. A seguir as propostas serão levadas para a Conferência Estadual e, por fim, à Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.

 

Para Elas

Durante a Conferência Regional, os delegados poderão conhecer o trabalho de um grupo de mulheres da região. Bijuterias restauradas em oficinas oferecidas no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Petrópolis, serão expostas e comercializadas. Elas são resultado do Projeto “Para Elas – Por Elas, Por Eles, Por Nós”, realizado  de forma intersetorial pela Saúde e Assistência Social. O objetivo é promover o fortalecimento de vínculos e gerar renda para mulheres em situação de vulnerabilidade e violência.

Seis pessoas cantam de pé e três pessoas tocam violão na abertura de Conferência Local
Seis pessoas cantam de pé e três pessoas tocam violão na abertura de Conferência Local
Grupo de oito pessoas em círculo discutem propostas
Grupo de oito pessoas em círculo discutem propostas

Últimas Notícias

Cadastro de ambulantes para o Carnaval começa dia 27/11

Segunda-feira, dia 27 de novembro, é a data de início do cadastro de ambulantes para o Carnaval de Belo Horizonte 2018. 

23/11/2017 | 18:35

Feira da Afonso Pena ganha uma hora a mais de funcionamento

A Feira de Artes e Artesanato da avenida Afonso Pena vai funcionar até o fim do ano com horário estendido, das 8h até as 15h. 

21/11/2017 | 18:23