Pular para o conteúdo principal

Balanço mostra importância das ações do Circuito Girassol na Regional Leste
Foto: Débora Oliveira/ PBH

Balanço mostra importância das ações do Circuito Girassol na Regional Leste

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promoveu nessa quarta-feira (14) uma reunião com lideranças, parceiros e comunidade da Regional Leste com objetivo de realizar uma avaliação da atuação do Circuito de Girassol no território. A atividade foi realizada no formato de roda de conversa e apontou os pontos fortes e os desafios para o próximo ano, além de discutir a ampliação da proteção social às mulheres que vivenciam situações de vulnerabilidade social e violência doméstica no território.

 

O encontro integra o planejamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) que tem por objetivo acompanhar de perto as necessidades sociais do público do território, além de iniciar um debate com os moradores sobre os riscos e formas de prevenção de violações de direitos dos quais as mulheres estão expostas. Acompanharam a reunião a secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Rosilene Rocha, o secretário Adjunto e Subsecretário de Assistência Social, José Crus, o diretor Regional de Assistência Social, Ricardo Gorchavoc, e a diretora de Políticas para Mulheres, Danielle Lopes Coelho.

 

A secretária Rosilene Rocha destacou que ações como o Circuito Girassol são fundamentais para deixar os serviços cada vez mais qualificados. “É função da gestão assumir o protagonismo e prover serviços que antecipem a violência e situações de vulnerabilidade social. Ações como o Circuito Girassol precisam ser replicadas e ampliadas. Esse tipo de atividade faz uma cidade melhorar, as políticas públicas e as entregas melhorarem”, reforça.

 

Proteção

 

O Circuito Girassol conta com a participação de todas as unidades do SUAS-BH da Regional Leste. Edneia Aparecida de Sousa é usuária e líder comunitária do conjunto Taquaril e participa do Circuito desde a formação. Ela conta que a iniciativa é um passo muito importante para o enfrentamento de violência contra a mulher no Regional Leste e no município. “Nós só conseguimos avançar de fato na construção de direitos e no empoderamento de mulheres quando estamos juntas e em rede trabalhando pelo mesmo objetivo. O diálogo entre a população e o poder público é o caminho para construir políticas públicas efetivas e de qualidade”, salienta.

 

Assim como o planejamento das ações contam com o protagonismo das famílias e indivíduos nas unidades, a nomeação das ações também é realizada de forma participativa e democrática. O nome “Circuito Girassol” foi proposto e eleito pelas usuárias e as servidoras do SUAS leste.

 

Políticas para as Mulheres

 

A Diretoria de Políticas para as Mulheres (DIPM) é responsável por elaborar, articular e executar políticas públicas, processos formativos, articulações intra e intersetoriais que assegurem o atendimento das necessidades especializadas das mulheres, colaborando na construção da equidade de gênero e no enfrentamento às diferentes formas de discriminação contra a mulher.

 

Os trabalhos realizados são pautados por uma perspectiva interseccional e embasados na inclusão social e produtiva, prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher e direitos sexuais e reprodutivos. A Diretoria coordena o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Benvinda e atualmente faz a gestão do Programa Espaço da Cidadania (PEC).