Pular para o conteúdo principal

Arte do Boletim de Monitoramento feita pela Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Arte PBH

Avanço de casos no interior e oscilação nos leitos não permitem nova reabertura

criado em - atualizado em

O aumento expressivo de casos confirmados da Covid-19 no interior do Estado e a oscilação na ocupação de leitos na capital destinado ao atendimento de pacientes com a doença exigiram da Prefeitura de Belo Horizonte ainda mais cautela no processo de reabertura gradual do comércio. Diante desse cenário, a Prefeitura, juntamente com o Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19, decidiu por não avançar para a fase 3 de flexibilização, mantendo reabertos somente aqueles estabelecimentos autorizados a funcionar nas fases de controle, 1 e 2. Veja nesta página quais são as atividades com funcionamento autorizado.

 

A definição foi baseada nos resultados do 5º Boletim de Monitoramento, que apresenta nível de alerta geral vermelho. No documento divulgado nesta sexta-feira, dia 12, consta que o indicador de transmissão Rt demonstra que a epidemia está em expansão e a taxa de ocupação dos leitos de UTI oscilou durante a semana, permanecendo no alerta vermelho. Os leitos de enfermaria apresentam aumento de ocupação que merece atenção, mas sem comprometer a capacidade de atendimento. A velocidade de transmissão (1,19) registrou um aumento em relação ao apurado na semana anterior (1,07). A ocupação de leitos de UTI vem crescendo e está em 74%. Assim, recomenda-se a interrupção da progressão das fases de reabertura das atividades econômicas nos próximos sete dias.

 

Contudo, foi destacado que 92% das atividades estão em funcionamento na cidade e que o diálogo com os setores ainda não contemplados nas fases de reabertura até o momento permanece. 

 

A Prefeitura continuará avaliando os dados diariamente, incluindo o índice de isolamento e a movimentação de pessoas no transporte coletivo, bem como o fluxo de veículos na cidade, para compreender melhor a dinâmica de contágio com a reabertura gradual. Além disso, os impactos da fase 2 só serão perceptíveis nos próximos dias, já que o período de incubação da doença é de cerca de 14 dias. Conforme cronograma, um novo boletim será divulgado na sexta-feira que vem, dia 19. 

 

 

Índice de Isolamento

Nos três primeiros dias dessa terceira semana de reabertura gradual das atividades na cidade (entre 8 e 10 de junho), não foram identificadas mudanças significativas no Índice de Isolamento. O índice médio apurado nessa semana se manteve em torno de 47%, mesma média registrada na semana anterior, com mínima de 46,5%. Na comparação com a semana anterior ao início da reabertura (18 a 22 de maio), a média semanal do índice de isolamento caiu um ponto percentual, de 48% para 47%. 

 

 

Impacto no transporte coletivo

No transporte coletivo da capital foi registrado, nos três primeiros dias desta semana, um aumento médio de 28 mil passageiros/dia na comparação com a semana anterior, que representou um aumento de 5,8%. Como resultado do escalonamento de horários de funcionamento das atividades comerciais estabelecido pelo Decreto 17.361/2020, ficou mantida a tendência já registrada na semana passada de maior crescimento da demanda fora do horário de pico. 

 

Na comparação com a semana anterior, nos três primeiros dias desta semana, o acréscimo de passageiros no horário de pico (5h às 8h e de 16h às 19h) foi de 4,6%, e de 7% fora do horário de pico. Com esse avanço na reabertura, espera-se naturalmente um aumento no fluxo de pessoas e, na mesma proporção, ampliação e ajuste do número de viagens de transporte coletivo em linhas de maior demanda para promover um maior equilíbrio no fluxo.

 

Desde o início da reabertura houve um incremento médio de 93 mil passageiros transportados por dia, o que representou um aumento de 22% da demanda, sinalizando que, de forma conjunta com a redução do isolamento, demandam a necessidade de monitoramento dos seus reflexos nos demais indicadores da pandemia. 

 

 

Veículos na área central e nos grandes corredores

Também foi identificado nos três primeiros dias desta semana um aumento de 6,7% no fluxo de veículos na área central, no comparativo com a semana anterior. O valor registrado essa semana representa um aumento de 24% no fluxo de veículos, se comparado com a semana anterior ao início da reabertura.

 

 

Distanciamento e cuidados com higiene devem continuar

A Prefeitura de Belo Horizonte destaca que as medidas de distanciamento social, uso de máscaras, lavagem das mãos e redução de contatos e conversas em locais públicos devem continuar. É recomendado que as pessoas saiam de suas casas somente se for estritamente necessário e evitem ficar circulando pelas ruas e comércios sem objetivo específico.

 

Com a colaboração da população nesse sentido, os parâmetros do boletim de monitoramento poderão ficar em patamares adequados, criando condições para avanço nas demais fases de retorno de atividades.