Pular para o conteúdo principal

A foto mostra quatro atletas de judô do programa Superar treinando.
Foto: Divulgação PBH

Atletas do Superar participam da Copa Rio de Judô

criado em - atualizado em

Dezoito judocas do programa Superar vão participar da etapa nacional do Judô Para Todos, na XIV Copa Rio Internacional de Judô, de 7 a 9 de setembro, na Arena da Juventude, uma das instalações usadas nos Jogos Rio 2016, situada no Parque Olímpico de Deodoro, no Rio de Janeiro. A Copa Rio de Judô é promovida pela Federação de Judô do Rio de Janeiro, com a chancela da Confederação Brasileira de Judô.

Esta é a terceira competição de judô que o Programa Superar participa no Rio. Os judocas são alunos do programa no núcleo Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo. 

O programa é da Prefeitura de Belo Horizonte,  realizado por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), e atende a cerca de 940 pessoas com deficiência – física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e com autismo.

Com o objetivo de promover a inclusão social da pessoa com deficiência por meio do esporte e de atividades físicas e culturais, o programa oferece aulas de 16 modalidades esportivas e culturais. São elas o atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, percussão, funcional e parataekwondo. 


Contatos

O Superar funciona em três centros de referência (CREPPD, Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo e Clube Palmeiras) e seis núcleos – as escolas estaduais de ensino especial Amaro Neves, Sandra Risoleta e João Moreira Salles, além do Colégio Marconi e da Associação de Deficientes Visuais de Belo Horizonte e da Associação de Surdos.

Um dos requisitos para ingressar no Superar é ter idade superior a seis anos, além de apresentação de laudo de deficiência e a existência de vagas. Os contatos para o programa são pelo e-mail superar@pbh.gov.br e pelos fones 3277- 4546 e 7681.