Pular para o conteúdo principal

 Atividades ambientais movimentam o Parque Jacques Cousteau neste domingo
Foto: Suziane Brugnara

Atividades ambientais movimentam o Parque Jacques Cousteau neste domingo

criado em - atualizado em

O Parque Municipal Jacques Cousteau, na região Oeste, terá uma programação dedicada ao meio ambiente com atividades gratuitas para todas as idades neste domingo (12). O Projeto Ambientar, realizado pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) e alguns parceiros, será das 9h às 12h. Exposições, jogos e oficinas irão abordar a importância da biodiversidade e os impactos de algumas ações humanas que podem resultar, dentre outros fatores, no desequilíbrio do ecossistema. 

A exposição “O que os animais comem?” apresenta alguns animais presentes nos parques municipais da cidade e a alimentação natural que eles encontram nesses locais, além dos motivos pelos quais os visitantes não devem alimentá-los. Já na exposição interativa “Está limpo? Ou poluído? Quem vive no rio responde!”, o público irá conhecer um pouco mais sobre os organismos que vivem no fundo dos ecossistemas aquáticos e como eles podem ajudar as pessoas a inferir sobre a qualidade das águas. 

O universo dos insetos estará na atividade “Parque - o lar de milhares de insetos” com coleções entomológicas e observação de algumas espécies por meio de uma lupa. Além disso, serão formadas pequenas rodas de conversa para discutir a importância dos parques urbanos na preservação de insetos terrestres e realizados jogos com perguntas e respostas relacionados ao tema. 

Outro assunto presente no cotidiano da cidade, principalmente nos períodos mais secos -  os incêndios florestais -  será explorado na “Oficina do Fogo”. Serão apresentados o trabalho de prevenção e combate a incêndios, realizado pela FPMZB em toda cidade, as principais causas e seus efeitos para o meio ambiente, além de orientações de como agir ao identificar um foco de incêndio. 

A atuação do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Guarda Civil Municipal de BH também será demonstrada por meio dos equipamentos e tecnologias utilizados nas ações para proteção da fauna e flora, contenção de animais silvestres e domésticos, além da sensibilização ambiental realizada com a população. Haverá, ainda, exposição com animais taxidermizados e oficina de desenhos para as crianças. 

As atividades serão promovidas pela FPMZB em parceria com a Guarda Civil Municipal (GM), a ONG Brigada 1, a Universidade Federal de Minas Gerais por meio da Liga Acadêmica de Estudos em Biodiversidade de Insetos (LEBI/UFMG), o Centro de Síntese Ecológica e Conservação (CSEC/UFMG), o Laboratório de Ecologia de Insetos (LEI/UFMG), o Laboratório de Ecologia Evolutiva e Biodiversidade (LEEB/UFMG) e o Laboratório de Ecologia de Bentos da UFMG, Estação Ecológica da UFMG.

Sobre o Parque Jacques Cousteau 

O Parque Municipal Jacques Cousteau fica na rua Augusto José dos Santos, 366, no bairro Betânia, ocupa uma área aproximada de 335 mil metros quadrados. Localizado na região Oeste, o espaço funcionou como depósito de lixo da cidade e, posteriormente, como horto para a produção de mudas de árvores e plantas ornamentais a serem utilizadas no paisagismo de Belo Horizonte. Muitas dessas mudas cresceram e floresceram no parque, sendo as primeiras a integrarem a vegetação da mata local. 

Sua cobertura vegetal é muito significativa, apresentando um avançado grau de regeneração natural, e contínua, correspondendo a 80% da área total. A vegetação predominante é de porte arbóreo, existindo ainda espécies ornamentais e frutíferas (mangueiras, jabuticabeiras e bananeiras). 

O local possui nascentes e cursos d’água perenes. A fauna é composta por anfíbios, répteis, aves, como sabiás, frangos d’água, saracuras, e mamíferos, como cuíca, mico-estrela, esquilo-caxinguelê e gambás.

Como opções de lazer, o Parque oferece brinquedos e trilha ecológica, além de espaços para contemplação, áreas de convivência e academia a céu aberto. O funcionamento é diariamente, das 7h às 18 h (entrada permitida até às 17h45).