Pular para o conteúdo principal

Atendimento humanizado a ocorrências de racismo é tema de capacitação da Guarda
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Atendimento humanizado à ocorrências de racismo é tema de capacitação da Guarda

criado em - atualizado em

Um treinamento voltado para a capacitação no atendimento humanizado de ocorrências de racismo, destinado a inspetores e subinspetores da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), será realizado no Auditório JK da Prefeitura, nesta segunda-feira (21). A intenção é possibilitar que os participantes atuem como multiplicadores junto ao efetivo da corporação, qualificando todos os agentes para o devido acolhimento das vítimas e a condução dos autores às delegacias. O curso terá início às 9h, com término previsto para o meio-dia.

 

No mês marcado pela comemoração do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o curso é uma iniciativa para promover a garantia da igualdade de direitos entre todos os cidadãos. A formação é uma iniciativa do Comitê de Mediação e Promoção dos Direitos da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP). “A indignação diante de casos de racismo que, com frequência, ainda hoje ocorre, é que nos move, destacando a importância dessa capacitação como forma de lutar contra a impunidade”, destaca Genilson Zeferino, secretário Municipal de Segurança e Prevenção.

 

A capacitação irá tratar sobre as leis específicas existentes sobre o tema, destacando a diferença entre casos de racismo e de injúria racial e abordando também episódios de intolerância religiosa relacionados a cultos de matriz africana. A forma de prestar um atendimento humanizado que garanta o acolhimento devido à vítima e quais as providências a serem tomadas para o encaminhamento do caso à delegacia especializada da Polícia Civil também serão apresentados aos participantes.